Moradores de Jandira, comunidade da margem esquerda do rio Solimões, na zona rural de Iranduba (AM) – cidade localizada na região metropolitana de Manaus (AM) – foram filmados carregando uma casa para longe de uma área de risco de deslizamento de terras. De acordo com a Defesa Civil do município, a região foi afetada pelo terceiro fenômeno deste tipo em menos de um mês na manhã da quarta-feira, 23.
+ AM: cratera se abre no Porto da Terra Preta após deslizamento
+ Autoridades resgatam corpos de criança e adulto desaparecidos após deslizamento no Amazonas
Confira o vídeo:
Na gravação, é possível ver dezenas de pessoas carregando residências para tirá-las de áreas de risco.
Conforme Wanderson Silva, coordenador da Defesa Civil de Jandira, o terceiro deslizamento de terra que afetou a área na quarta-feira, 23, não causou danos a casas ou interrupção do tráfego na Estrada do Jandira. Ainda, o homem informou que não foi necessário mudar postes de energia elétrica do lugar.
“Cinco famílias que moravam na área afetada já tinham retirado as casas do local, já tinham se afastado”, afirmou o coordenador. Segundo Wanderson Silva, a Defesa Civil disponibilizará materiais para reconstruir a casa de moradores do local atingido pelo desbarrancamento.
Equipes da Defesa Civil e da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) estiveram na comunidade e foram informadas que o desmoronamento atingiu 200 metros de extensão, do barranco para o lado da pista. Nas últimas semanas, a Prefeitura de Iranduba fez dois desvios na Estrada de Jandira para garantir a trafegabilidade no local.
“Desta vez, […] apenas foram afetadas plantações de mamão e banana”, pontuou Wanderson Silva.