Com um espetacular hat-trick de Raphinha, o Barcelona goleou o Bayern de Munique por 4 a 1 nesta quarta-feira (23), em casa, no Estádio Olímpico, e confirmou seu bom início de temporada na Liga dos Campeões, a três dias de visitar o Real Madrid no clássico do futebol espanhol.

Se na terça-feira seu companheiro de seleção brasileira Vinícius Júnior havia marcado três gols pelo Real Madrid contra o Borussia Dortmund (5-2), desta vez foi Raphinha quem balançou as redes três vezes (1′, 45′ e 56′) no duelo de maior destaque da terceira rodada da Champions.

“Este jogo certamente poderia ter sido uma final da Liga dos Campeões. Poder vencer assim diante dos nossos torcedores é muito especial”, disse Raphinha, que comemorou em grande estilo seu 100º jogo como jogador do Barça.

Além dele, também marcaram para cada lado os dois artilheiros. Robert Lewandowski para os donos da casa (36′) e Harry Kane para os alemães (18′).

Com esta vitória, o Barcelona confirma seu acerto de rumo no torneio europeu depois da derrota na estreia para o Monaco (2-1), enquanto o Bayern somou a segunda derrota em três jogos.

Líder isolado do Campeonato Espanhol, o Barcelona precisava confirmar no mais alto nível as excelentes sensações transmitidas pelo novo projeto de Hansi Flick.

“O jogo foi excelente. Depois do primeiro gol, tivemos dez ou quinze minutos em que foi um pouco difícil para nós. No final é bom ver que a equipe está se recuperando. Temos uma equipe jovem e é importante ver isso”, disse Flick após a partida.

O Bayern de Munique, ex-time do técnico alemão, diante do qual o Barcelona vinha de uma péssima sequência de seis derrotas consecutivas na Liga dos Campeões, era o adversário perfeito.

Arriscado na defesa e ousado no ataque, o time ‘blaugrana’ saiu na frente logo no primeiro minuto, quando Fermín, com ótima atuação após um início de temporada marcado por lesões, girou e encontrou Raphinha com espaço.

O brasileiro, novo capitão de sua equipe, partiu em velocidade na direção de Manuel Neuer, driblou o goleiro e mandou para a rede.

Ao contrário do que se esperava, o gol deixou o Barça mais aberto diante de um Bayern que reagiu.

– Lewandowski, 15 gols em 13 jogos –

Kane, criador e finalizador, iniciou uma jogada aos 10 minutos e ele mesmo desviou de cabeça para o fundo da rede um cruzamento de Thomas Müller. Mas o gol foi anulado porque seu joelho havia provocado o impedimento.

Na segunda vez o seu gol valeu. Depois de mais uma combinação espetacular de passes a nova joia do futebol francês Michael Olise se deslocou da direita para a esquerda, Serge Gnabry tocou para o centro da área e Kane mostrou categoria na finalização para empatar.

Após sofrer o gol, o Barcelona começou a se reencontrar: Lewandowski fazia bem o pivô, Pedri ditava o ritmo, Lamine Yamal se destacava nos dribles e Marc Casadó mostrava que tem vaga entre os titulares.

Mas foi novamente Fermín quem voltou a aparecer. Ele disputou com Kim Minjae e vendo a saída de Neuer deixou para Lewandowski, livre, fazer 2 a 1.

O polonês, renascido nesta temporada, já marcou 15 gols em 13 jogos.

– Retornos de Olmo e De Jong –

Pouco antes do intervalo, Casadó deu um belo lançamento para Raphinha, que partiu para cima de Raphael Guerreiro e chutou para o fundo da rede levando a torcida à loucura no Estádio Olímpico.

Mas não acabou aí para o brasileiro. No segundo tempo, Yamal deu um belo lançamento, Raphinha matou no peito, acelerou diante de dois jogadores do Bayern e finalizou com um disparo cruzado.

Faltando mais de meia hora para o final do jogo, Flick aproveitou para promover as voltas de Frenkie De Jong, que estava lesionado havia seis meses e recebeu a braçadeira de capitão, e de Dani Olmo, afastado desde meados de setembro.

Mais recursos para um Barcelona que tem mostrado apetite de sobra e chegará com moral ao estádio Santiago Bernabéu no sábado para o tão aguardado ‘El Clásico’.

pm/dr/aam/cb