Neste sábado (19), às 18h30, o Vasco enfrentará o Atlético-MG em São Januário. Entretanto, a previsão de uma tempestade durante o horário do jogo pode causar diversos transtornos logísticos tanto para as delegações dos clubes quanto para os torcedores que irão até a Colina Histórica.

Torcedores do Vasco podem sofrer para chegar

Os torcedores irão ao estádio de São Januário para o jogo podem enfrentar uma série de desafios, especialmente em caso de tempestade. Em primeiro lugar, o trânsito nas principais vias de acesso a São Januário pode se tornar caótico. Chuvas intensas frequentemente causam congestionamentos devido a alagamentos nas ruas, tornando a chegada ao estádio muito mais demorada e difícil.

Os motoristas enfrentarão visibilidade reduzida, pistas escorregadias e o risco constante de quedas de árvores ou outros obstáculos causados pela tempestade, aumentando o potencial de acidentes de trânsito.

Os torcedores que dependem do transporte público também podem enfrentar dificuldades. Os coletivos geralmente sofrem atrasos significativos em condições climáticas adversas, e em casos extremos, alguns serviços podem ser temporariamente suspensos devido a inundações ou danos nas vias, algo comum no Rio de Janeiro.

Fortes chuvas são comuns nesta época do ano

Meteorologista do INMET, Olívio Bahia explicou ao Lance! Sobre os motivos que tornam as tempestades comuns nesta época do ano.

— Calor, muita unidades na atmosfera (combinação perfeita para a formação de nuvens e chuvas) e, claro, outras variáveis como áreas de baixa pressão chamadas de Cavados, padrão de ventos em altitude. Tudo dentro do script que potencializa a condição de tempo severo—, explicou.

— Em média, nosso período chuvoso começa em outubro e vai até o final de abril —, finalizou.

Em nota, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou a expectativa de chuva e disse que os meteorologistas estarão de prontidão.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, os meteorologistas estarão de prontidão durante este final de semana (19 e 20/10), já que a previsão, a partir da tarde de sábado, é de chuva moderada a forte, podendo ocorrer na forma de pancada e vir acompanhada de raios. A chuva deverá ficar mais intensa, entre a noite de sábado e a manhã de domingo. Já os ventos estarão predominantemente moderados, podendo chegar a 51,9 km/h.