O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes encaminhou ofício ao Ministério da Justiça e Segurança Pública pedindo a extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, que encontra-se foragido na Espanha.

+ Moraes determina extradição de foragidos do 8 de Janeiro

Segundo o portal “Metrópoles”, o pedido, em seguida, deve ser encaminhado ao Itamaraty para dar andamento ao processo junto ao governo espanhol.

Em território nacional, o blogueiro é acusado de promover e incentivar atos antidemocráticos que pediam o fechamento da Suprema Corte e do Congresso Nacional. Por ser considerado foragido, em 2023, o ministro Alexandre de Moraes determinou que o nome de Oswaldo fosse incluído na lista de procurados pela Interpol.

No mês de agosto deste ano, a Polícia Federal esteve na casa de Sandra Mara Volf Pedro Eustáquio, esposa do blogueiro, para cumprir mandados de buscas e apreensão. Na Espanha, Oswaldo aguarda resposta sobre o pedido de proteção feito ao governo da Espanha. Ele ainda incluiu os dois filhos menores da solicitação, afirmando que eles teriam sido vítimas de tentativas de sequestro, porém ele desconhecia a identidade dos criminosos.

O site IstoÉ procurou o STF para comentar o assunto. Já o Ministério de Segurança Pública se limitou a informar que o DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional é o responsável pela extradição. “O MJSP esclarece, ainda, que a tramitação do processo é feita pela via diplomática”, completou.