ROMA, 15 OUT (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, confirmou que deve visitar o Líbano na próxima sexta-feira (18), na esteira dos ataques israelenses contra a Força Interina das Nações Unidas no país (Unifil).
Durante a manhã desta terça (15), a premiê havia dito a jornalistas que viajaria ao Líbano, mas sem apontar datas. Mais tarde, em debate na Câmara dos Deputados, foi questionada por parlamentares sobre o assunto e respondeu: “Eu devo estar no Líbano na sexta-feira”.
Ainda não está claro se Meloni irá à capital Beirute ou se visitará tropas italianas a serviço da Unifil. Paralelamente, o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, se prepara para uma missão em Israel e na Palestina na semana que vem.
Em seu pronunciamento no Parlamento, Meloni chamou de “inaceitáveis e injustificáveis” os ataques de Israel contra bases da Unifil no sul do Líbano, mas acusou o grupo xiita Hezbollah de “militarizar” a região.
“Precisamos romper esse ciclo de violência e ser unânimes em convidar com decisão todas as partes a se empenhar de maneira construtiva para aliviar a tensão”, salientou a premiê. (ANSA).