Meloni e líder da UE discutem guerra no Oriente Médio

ROMA, 11 OUT (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se reuniu nesta sexta-feira (11), à margem da cúpula Med 9 em Pafos, no Chipre, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para discutir os desdobramentos da guerra no Oriente Médio.   

De acordo com relatos, o foco da reunião, além dos desenvolvimentos mais recentes na crise deflagrada por Israel após ataques contra o Líbano, foi a guerra na Ucrânia e a preparação do Conselho Europeu da próxima semana.   

As duas líderes também se concentraram, em particular, em questões de migração e no relançamento da competitividade europeia, acrescentaram fontes oficiais.   

Meloni e von der Leyen estão na cidade costeira no Chipre para participarem da cúpula da EU Med, também conhecida como Med 9, que reúne nove nações mediterrânicas da UE – Croácia, Chipre, França, Grécia, Itália, Malta, Portugal, Eslovénia e Espanha – para coordenar questões regionais comuns.   

Criado informalmente em 2013, a influência do grupo na UE tem aumentado, especialmente em questões como a migração, a segurança e o desenvolvimento econômico. (ANSA).