O advogado Erasmo Fonseca, de 47 anos, relatou ter sido ofendido pela funcionária de uma ótica ao receber um recibo em que estava escrito “Cliente Trouxa” na quinta-feira, 3. O homem contou ao site IstoÉ que o documento foi entregue a ele após uma discussão com o estabelecimento em que ameaçou acionar a Justiça para que uma troca de óculos fosse realizada.

O advogado apontou que procurou a ótica, localizada em Santos (SP) – cidade no litoral do estado localizada a cerca de 70 quilômetros da capital paulista – após uma mudança no grau de astigmatismo do seu filho, que tem 14 anos.

Segundo Fonseca, a loja já havia feito o óculos do adolescente e, por isso, optou por voltar ao estabelecimento para trocar apenas as lentes e manter a armação. “O óculos do meu filho quebrou uma semana depois”, comentou o homem.

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De acordo com Fonseca, ele voltou até o estabelecimento depois de o equipamento quebrar para pedir uma troca. A ótica alegou que o cliente fez “mau uso”. “Eu discordei porque a loja manipulou a armação para colocar as novas lentes e isso poderia ter ‘trincado’ o óculos”, afirmou o advogado.

O homem disse que “sem ofender ninguém” declarou aos funcionários da ótica que entraria na Justiça para resolver o assunto. “Meu filho iria ficar sem óculos e ele estava com dor de cabeça [por estar sem o equipamento]”.

Após o conflito, o advogado afirma que ocorreu uma troca por uma armação parecida e, ao retirar o óculos, percebeu que o recibo continha escrito: “Cliente Trouxa”. Fonseca questionou o estabelecimento sobre a ofensa que, por sua vez, alegou ter ocorrido um “erro de digitação”.

Apesar de não ter registrado boletim de ocorrência, Erasmo reiterou que pretende acionar a Justiça por conta do documento.

Ao site IstoÉ, a Belliotica comentou o caso.

“Sobre o fato em questão, ocorreu em um documento que foi digitado na hora, no momento para o cliente assinar o recebimento da troca, e houve um erro de digitação, a frase correta seria “Troca ref OS xxxxx – Cliente trouxe 03/10/24”.

A data “03/10/2024” após a palavra deixa claro que seria “trouxe” e ocorreu um erro de digitação e não uma adjetivação ao cliente, o qual por sinal foi grosseiro e agressivo com as atendentes da loja e agora busca reverter a sua reprovável conduta contra uma mulher aproveitando-se de um erro de digitação. Lamentável.

Ainda assim, tudo foi esclarecido no momento, a troca realizada, não havendo razão para que o cliente buscasse expor tais fatos, ainda que distorcidos, nos meios de comunicação.

O departamento jurídico já estuda o caso e buscará a aplicação das medidas cabíveis ao caso.