O Irã disparou mais de 100 mísseis em Israel nesta terça-feira, 1º, como uma retaliação aos ataques feitos por Jerusalém ao grupo extremista Hezbollah. De acordo com Teerã, 90% dos projéteis atingiram o alvo. Os bombardeios deixaram dois feridos no país judeu e um palestino morto na Cisjordânia ocupada.

O Irã é governado pelo líder supremo Ali Khamenei e possui a 14ª maior força militar do mundo em 2024 de acordo com o ranking do site “Global Fire Power”. O Exército do país acumula 650 mil militares, conforme o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos.

No ranking do “Global Fire Power”, Israel ocupa a 17ª posição. O país possui 170 mil militares na ativa e 465 mil na reserva.

+ Irã lança mísseis contra Israel

+ Israel e Irã trocam ameaças após ataque com mísseis de Teerã

De acordo com o site, Israel possui uma vantagem em relação à Força Aérea do Irã, já que possui 612 aeronaves, 61 a mais do que o oponente regional. Porém, Teerã possui uma maior quantidade de veículos blindados de combate, com 65.765, e tanques de guerra, somando 1.996, mais de 600 a mais que Jerusalém.

O país governado por Ali Khamenei também possui um poderio naval maior do que Israel, com 101 embarcações de combate, 34 a mais que Jerusalém. A Marinha de Netanyahu tem vantagem na quantidade de corvetas e navios-patrulha, mas perde fragatas e submarinos.

Segundo o “Missile Threat”, o Irã é dono do maior e mais variado arsenal de mísseis do Oriente Médio, com alguns dos equipamentos tendo capacidade de atingir alvos em partes da Europa, como a Ucrânia, a Romênia e a Bulgária, além de áreas na China ocidental.

Os mísseis operacionais de maior alcance de Teerã são o Soumar, que pode atingir distâncias de até três mil quilômetros, e o Sejjil, que tem a capacidade de acertar alvos a dois mil quilômetros do local de lançamento.

Conforme a entidade, Israel possui o arsenal de mísseis mais tecnologicamente avançado do Oriente Médio. O projétil operacional de maior alcance do país é o Jericho 3, que possui mais de 15 metros e chega a distâncias que variam de 4.800 quilômetros e 6.500 quilômetros. O equipamento teria capacidade de atingir todo o continente europeu, grande parte da África e da Ásia.

*Com informações da AFP