Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo, anunciou nesta terça-feira, 1º, dois novos nomes para seu hipotético secretariado em caso de eleição.

— Patricia Borges, para o Esporte;
— Selene Nunes, para a Gestão e Responsabilidade Fiscal.

Na coletiva de anúncio, o empresário destacou a escolha de duas mulheres e aventou a possibilidade de ter “maioria feminina” nas “22 ou 23” pastas da gestão. No debate de segunda-feira, 30, Marçal afirmou, em resposta a Tabata Amaral (PSB), que mulheres que são “inteligentes” não votam em outras mulheres.

+Salles organiza jantar para aproximar empresários de Pablo Marçal

Voltou a afirmar ainda que “teve de falar” coisas que não desejava para ganhar espaço na disputa eleitoral, prometeu criar a secretaria de “empresarização” e buscou associar os anúncios à demonstração de governabilidade.

Quem são as anunciadas

Ex-jogadora e treinadora de vôlei, Borges é candidata a vereadora pelo União Brasil em São José dos Campos. Caso Marçal se eleja e ela também, terá de abrir mão do cargo para assumir o Esporte na capital.

“Você vê adolescentes dançando funk, bebendo, se drogando, o esporte pode tirar eles disso”, afirmou na coletiva.

Em suas redes sociais, há publicações demonstrando apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que são cabos eleitorais de Ricardo Nunes (MDB), a sua candidatura no interior do estado.

Após dizer que ‘mulher inteligente não vota em mulher’, Marçal anuncia duas secretárias para eventual governo
Reprodução

Selene era secretária da Fazenda de Goiás, no governo de Ronaldo Caiado (União Brasil), até maio. Também passou pelo Tesouro Nacional e, na mesma linha do anúncio de Marcos Cintra na última semana, para a Secretaria de Finanaças, serve para acenar a setores do mercado que avalizam o discurso da austeridade fiscal.

As duas se juntam a, além de Cintra, os anteriormente anunciados Wilson Pollara, para a Saúde, e Filipe Sabará, sem pasta definida. Ambos foram secretários de João Doria na prefeitura.

Selene Péres Nunes Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Selene Péres Nunes Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Sinais da campanha

Em reta final para o primeiro turno, Marçal trocou agendas de rua que estavam marcadas para a periferia por um anúncio à imprensa — sem “corpo a corpo” com eleitores — em região nobre da zona oeste da cidade, no mesmo edifício que abrigou uma coletiva de Doria na campanha eleitoral de 2018, quando o ex-tucano se elegeu governador do estado.

Assumindo o que chama de “arquétipo de prefeito”, o candidato do PRTB fez alterações também na estrutura das agendas, que agora têm uma mesa de entrevistas e um painel digital com emblemas digitais da candidatura.

Ainda assim, é atípica na comparação com outras campanhas a circulação de assessores e produtores de vídeo da equipe do candidato — a maior parte usa um boné com a letra “M” e faz vídeos de quase tudo. Em cena que se repete, o contingente ocupa os assentos e quase supera a quantidade de repórteres e cinegrafistas que cobrem o evento.

Os integrantes “políticos”, que neste caso atendem pelos nomes de Wilson Pedroso e Filipe Sabará, marqueteiro e coordenador do plano de governo do ex-coach, respectivamente, circulam pouco. Nesta terça, coube ao vereador Rubinho Nunes (União), que abriu mão de apoiar o atual prefeito e abraçou Marçal — mas não integra oficialmente a campanha — exercer o “papel político” na agenda.