Coluna: IstoÉ Música

Celso Masson, 50, é jornalista, graduado em cinema, crítico de música e editor de Comportamento da IstoÉ

O “Beijo Estranho” e doce do Vanguart

Felipe Ludovice
A atual formação do Vanguart: depois de quatro anos em silêncio, um disco melhor que todos os anteriores Foto: Felipe Ludovice
A atual formação do Vanguart: depois de quatro anos em silêncio, um disco melhor que todos os anteriores

A atual formação do Vanguart: depois de quatro anos em silêncio, um disco melhor que todos os anteriores

Há um quê de Smashing Pumpkins no quarto álbum da banda Vanguart. Também há um quê de David Bowie e outro de Lô Borges, uma pitada de Benjor… Mais importante do que as referências que a banda reúne em seu excelente “Beijo Estranho”, contudo, é o que ela apresenta de original.

A banda, hoje formada por Helio Flanders, Reginaldo Lincoln, David Dafré e Fernanda Kostchak extrai uma sonoridade peculiar dos instrumentos que utiliza (como piano, violino e bandolins) e cria um acompanhamento poderoso para as canções inspiradas que evoluem faixa a faixa ao longo do repertório.

Desde 2007, quando apareceu com o disco que leva apenas seu nome, o Vanguart se mantém como uma renovadora fonte de inspiração para a música brasileira atual. Ecos de seu estilo podem ser ouvidos no trabalho de Tiê e Thiago Pethit. Formada em Cuiabá e há dez anos residindo em São Paulo, a banda construiu uma carreira errática e, em termos de repercussão, muito aquém do que seu talento merece.

Tanto assim que levou quatro anos para lançar seu novo disco. Felizmente, o tempo foi generoso – e o resultado é disparado o melhor que se poderia se esperar. Para ficar em apenas dois exemplos: o arranjo de cordas do magistral pianista mineiro Wagner Tiso para “Homem-deus” e os versos que encerram a apaixonada letra de “Beijo Estranho”: “Vivi todos os meus dias/ Em ti/ Mas hoje eu sigo/ Vivi todos os meus dias/ Em ti/ Mas hoje eu vivo/ Vivo em mim”.

Quem quiser conferir a banda ao vivo tem duas oportunidades neste final de semana: no sábado 13, às 21h, e no domingo, 14, às 18h, no Sesc Pinheiros (Teatro Paulo Autran), em São Paulo.

Veja o clipe abaixo