27/09/2024 - 15:25
Após a cidade de São Paulo registrar a maior temperatura do ano, na tarde da quinta-feira (26), com os termômetros marcando 36,3°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os paulistanos terão alívio na temperatura e até chuva em algumas regiões.
A madrugada desta sexta-feira (27) já comecou com uma queda gradual na temperatura. Dados das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo apontaram 21°C em média. A umidade relativa do ar ficou em 82%. Apesar das temperaturas amenas, permaneceu a sensação de calor e tempo abafado.
A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve mudar o tempo nos próximos dias, causando chuvas isoladas, rajadas de vento e declínio das temperaturas. No geral as precipitações devem ser isoladas e insuficientes para repor o déficit hídrico, mas servem para aliviar o tempo seco, aumentando os índices de umidade e melhorando a qualidade do ar.
A sexta-feira (27) ainda deve começar abafada com sol e sensação de calor, porém é esperado chuva no litoral sul do estado, à tarde as pancadas de chuva se espalham pelo interior paulista. As temperaturas máximas chegam aos 30°C e voltam a cair no decorrer do dia.
Entre a tarde e a noite há potencial para chuvas na forma de pancadas rápidas e isoladas, acompanhadas por raios e com intensidade variando de fraca a moderada. As temperaturas entram em declínio no final do dia, com previsão de mínimas em torno dos 18°C para o decorrer da noite, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo.
No sábado (28) os ventos úmidos que passam a soprar do oceano causam muita nebulosidade, chuvas fracas e chuviscos, que diminuem no decorrer do dia. Estas condições servem para amenizar o intenso calor e o tempo seco dos últimos dias. Dessa forma, as temperaturas variam entre mínimas de 17°C e máximas que não devem superar os 22°C, enquanto a umidade relativa do ar permanece acima dos 60%.