NOVA YORK, 24 SET (ANSA) – A premiê da Itália, Giorgia Meloni, recebeu na noite da última segunda-feira (23) o “Global Citizen Award 2024” , premiação conferida anualmente pelo Atlantic Council , em Nova York, Estados Unidos, à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas.   

O prêmio é uma homenagem “à primeira mulher chefe de governo da Itália, ao seu forte apoio à União Europeia e à aliança transatlântica, assim como por presidir o G7 em 2024”.   

A entrega do reconhecimento foi feita pelo bilionário Elon Musk, dono da Tesla, do X e da SpaceX, escolha que causou descontentamento dentro do conselho.   

Em seu discurso, Musk disse estar “honrado” por entregar o prêmio à primeira- ministra italiana, “uma pessoa mais bonita por dentro do que fora”, e destacou ainda seu “incrível trabalho como premiê, com crescimento recorde”.   

Durante o evento, a líder italiana defendeu os valores do Ocidente, que, segundo ela, “corre o risco de se tornar um interlocutor com menor credibilidade”, já que “as nações em desenvolvimento colaboram cada vez mais entre si”, enquanto “as autocracias estão ganhando terreno sobre as democracias.   

“Corremos o risco de parecermos [o Ocidente] uma fortaleza fechada e autorreferencial”, disse.   

Além da primeira-ministra da Itália, também receberam o “Global Citizen Award 2024” o presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, o premiê da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, e a vice-presidente da holding CJ Group da Coreia do Sul, Miky Lee.   

(ANSA).