SÃO PAULO, 20 SET (ANSA) – A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) receberá no próximo dia 9 de outubro um fórum para discutir as relações econômicas e empresariais entre Brasil e Itália.   

A iniciativa, que acontecerá das 9h às 18h (horário de Brasília), ocorrerá por ocasião da visita a São Paulo do vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani.   

O Fórum Econômico-Empresarial também terá como objetivo identificar formas de colaboração em cinco importantes segmentos industriais.   

O encontro começará com uma sessão plenária aberta pelo presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, acompanhado por Tajani, pelo vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e pelo governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas.   

Além deles, haverá a participação de outras personalidades, como o presidente da ICE, agência de promoção de exportações do governo italiano, Matteo Zoppas; Jorge Viana, presidente da APEX Brasil; Alessandra Ricci, Chief Executive Officer da SACE.   

Maíra Madrid Barbosa da Silva, presidente da Associação Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF); Regina Corradini D’Arienzo, CEO da SIMEST; Barbara Cimmino, vice-presidente para Exportações e Atração de Investimentos da Confederação Italiana das Indústrias (Confindustria) também estarão presentes, bem como representantes governamentais, diretores e presidentes de importantes grupos empresariais italianos e brasileiros. O fórum contará com mesas setoriais dedicadas a segmentos industriais, no quais os líderes empresariais dos dois países discutirão oportunidades de negócios. São eles: Agroindústria; infraestrutura, energia e biocombustíveis; indústria metalmecânica, processamento de alimentos, tecnologias para embalagens, indústria têxtil, construção civil e produção de cerâmica; mineração e siderurgia; e tratamento de águas.   

O evento é organizado, sob orientação do Ministério das Relações Exteriores da Itália, pelo Consulado Geral da Itália de São Paulo, escritório da Agência ICE em São Paulo, que é também Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália; escritório da SACE em São Paulo; e Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de São Paulo (Italcam). (ANSA).