Glelany Cavalcante, nascida em Feira de Santana, na Bahia, foi vítima de xenofobia após ser coroada Miss Universo Itália 2024, na quarta-feira, 18, em evento realizado em San Ferdinando di Puglia.

Aos 30 anos de idade, a brasileira representará o país europeu no concurso. Xenofobia é a discriminação a qualquer pessoa ou coisa que seja definida como estrangeira.

“Fazer uma verdadeira italiana vencer, não é? Pode esta garota representar a italianidade? Não estou dizendo que ela não é bonita, mas não representa a beleza italiana na minha opinião. E deixo claro que não é racismo, mas objetividade,” escreveu um internauta em italiano.

“Qual é o sentido de não deixar vencer uma verdadeira italiana?”, discriminou outro seguidor. “Seria o menor problema se ela fosse brasileira, mas ela nem sabe falar italiano, tipo, alguém que diz ‘volio rapresentare l’Italia’, sei lá”, criticou mais um.

Apesar dos ataques, Glelany expressou gratidão pelas mensagens de apoio em seu Instagram: “O último dia de um lindo percurso, uma experiência de vida única. Obrigada a todos pelo apoio e carinho.”