18/09/2024 - 17:50
ROMA, 18 SET (ANSA) – A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, participou nesta quarta-feira (18) da audiência geral do papa Francisco no Vaticano e se encontrou com seu homólogo italiano, Alessandro Giuli.
Na celebração na Praça São Pedro, a cantora de 61 anos cumprimentou o líder da Igreja Católica e entregou a ele uma obra artesanal produzida com escamas de peixe.
“Tive a honra de conversar com o papa Francisco. Vossa Santidade tem demonstrado abertura e sensibilidade com relação à cultura, instrumento único para a promoção da paz, do diálogo e da união entre os povos”, escreveu Menezes.
Já a reunião com Giuli ocorreu no Collegio Romano, na capital italiana, e os dois ministros “fortaleceram a colaboração multilateral em questões culturais, com especial atenção aos desafios trazidos pela inovação tecnológica e às ameaças produzidas pelas mudanças climáticas e desastres naturais no patrimônio cultural”.
Em um comunicado, o Ministério da Cultura da nação europeia afirmou que os dois políticos “discutiram o excelente estado das relações culturais bilaterais, alimentadas pela presença de uma grande comunidade italiana e de ascendência italiana no Brasil”.
“Os dois concordaram em promover o intercâmbio entre as indústrias cinematográficas dos dois países, explorando plenamente o potencial do acordo de coprodução em vigor”, acrescentou a nota.
Giuli também tomou conhecimento do pedido de auxílio para recuperação de bens culturais danificados pelas enchentes que devastaram o estado do Rio Grande do Sul.
Outro político que destacou o encontro com Menezes foi o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que não escondeu sua felicidade em ter recebido a ministra brasileira.
“Que prazer receber Margareth Menezes no Campidoglio. Um encontro em que estabelecemos as bases de uma colaboração integral no crucial setor cultural”, escreveu em suas redes sociais.
Menezes confirmou sua participação em uma reunião ministerial do G7 em Nápoles, no sul da Itália, em 20 e 21 de setembro, como parte de uma missão na Europa que também incluiu Madri, na Espanha. (ANSA).