A Semana de Moda de Londres começa nesta quinta-feira (12) “com o DNA de sua originalidade e inclusão”, diz Caroline Rush, diretora do British Fashion Council (BFC), organizador do evento.

Rush, em uma entrevista à AFP, insiste que a London Fashion Week, que termina na terça-feira, “sempre ultrapassou os limites da criatividade”, lembrando também a importância de apoiar jovens criadores em um “período difícil”.

Muitas vezes ofuscada pelas semanas de moda de Paris e Milão, a capital britânica, brilhará com um programa de 48 desfiles, a partir desta quinta-feira.

P: Como a London Fashion Week consegue se manter atraente e se diferenciar de Paris, Milão ou Nova York?

R: O DNA da London Fashion Week é sua originalidade e inclusão. Ela é dedicada aos criadores britânicos. Você tem a Burberry em uma ponta e, na outra, empresas pequenas, independentes e muito criativas vestindo estrelas pop de todo o mundo, primeiras-damas e estrelas de cinema. Esse tipo de cruzamento cultural, em que a moda interage com tantos outros setores criativos, é possível graças aos designers da London Fashion Week.

P: O que podemos esperar da London Fashion Week, que inclui uma exposição retrospectiva do 40º aniversário?

R: É incrível relembrar a criatividade do passado, porque muitas das coleções que foram mostradas, mesmo há 40 anos, ainda seriam relevantes hoje. É uma prova do fato de que a London Fashion Week sempre ultrapassou os limites da criatividade, algo que sempre vemos nas passarelas. Temos 72 estilistas na programação, incluindo 48 desfiles.

Todos também estão animados para ver os novos estilistas que fazem parte do programa para jovens talentos da moda britânica, o “NEWGEN”. Os antigos membros desse programa se tornaram pilares da Fashion Week, como JW Anderson, Simone Rocha, Erdem e Roksanda. Nesta edição, damos as boas-vindas a Charlie Constantinou, Karoline Vitto, Lueder, Yaku, Joanna Parv e Pauline Dujancourt.

P: Quando você fala sobre um período difícil para os novos criadores, como o British Fashion Council apoia os jovens talentos?

R: Este é um momento difícil para o setor e para os pequenos designers independentes. Os programas que temos, como o “NEWGEN” ou o Fashion Trust, nosso fundo de financiamento, nunca foram tão importantes, porque eles não apenas dão aos designers uma injeção financeira, mas também oferecem orientação e oportunidades de conhecer outros patrocinadores comerciais que podem financiar ou colaborar com seus desfiles.

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