A Defesa Civil de São Paulo emitiu um boletim meteorológico especial para o período desta quarta-feira (11) a sábado (14). O tempo com baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas em todo o estado aumentam o risco de incêndios florestais, especialmente em áreas de vegetação seca.

Técnicos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e representantes de secretarias estaduais se reuniram na terça-feira (10) para discutir medidas de contingência para reduzir efeitos nocivos da piora da qualidade do ar no estado de São Paulo.

Entre as novas diretrizes, está a suspensão temporária de autorizações de queima em todo o estado para a despalha de cana, queima fitossanitária ou para manejo.

Segundo o Mapa de Risco de Incêndio do Estado, há nível de emergência para queimadas em quase todo o território paulista até o próximo sábado (14).

Esta quarta-feira (11) será mais um dia com predomínio de sol e tempo seco. Os termômetros oscilam entre 18°C ao amanhecer e 34°C no meio da tarde.

De acordo com boletim do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura de São Paulo, o bloqueio atmosférico, essa massa de ar seco, vai persistir pelo menos até o próximo sábado (14). Até lá a previsão aponta para dias com temperaturas acima da média e baixa umidade do ar em grande parte do dia, o que aumenta o risco de queimadas e incêndios nas áreas vegetadas. Além disso, as condições atmosféricas não favorecem a dispersão dos poluentes, o que contribui para a péssima qualidade do ar.

Na quinta-feira (12), o cenário atmosférico não muda. Sol forte, névoa seca e baixa umidade do ar. Mínima de 19°C e máxima de 34°C.