30/08/2024 - 6:00
Os candidatos a prefeito e vereador nos municípios começam a promover suas campanhas no rádio e na televisão aberta nesta sexta-feira, 30, data de início do horário eleitoral gratuito.
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As exibições de maior repercussão são os chamados programas das candidaturas, que permitem maior espaço para exposição de propostas e participação de padrinhos políticos, por exemplo, e ocorrem em dois blocos de 10 minutos no rádio, e dois blocos de 10 minutos na televisão, divididos entre os concorrentes.
– No rádio: das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10;
– na televisão: das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Esses blocos são exibidos de segunda-feira a sábado e não exigem dos partidos remuneração das emissoras para ocupar o período na grave.
Os partidos também têm exposição por meio de inserções mais breves, de até um minuto, que são exibidas diariamente (incluindo aos domingos) durante 70 minutos.
Ao todo, são 42 minutos para candidatos a prefeituras, e 28 para candidatos às Câmaras municipais, distribuídos em três faixas das programações: das 5h às 11; das 11h às 18h; e das 18h às 00h.
Divisão do tempo
Os dois formatos de propaganda são distribuídos de forma proporcional à representação que os partidos têm na Câmara dos Deputados.
Em São Paulo, por exemplo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) reuniu 12 partidos em sua chapa, o que lhe assegurou 6 minutos e 30 segundos em cada bloco. Já as coligações que não têm cadeiras em Brasília, como a de Pablo Marçal (PRTB), não terão tempo de rádio e televisão para se promoverem.
A exibição acontece desta sexta até o dia 3 de outubro, quinta-feira que antecede o primeiro turno (em 6 de outubro). Nos municípios em que houver segundo turno, as exibições são retomadas em 11 de outubro e seguem até o dia 25 — o novo pleito está marcado para o dia 27.