19/08/2024 - 16:29
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que Pablo Marçal (PRTB), seu adversário nas eleições de outubro, “vive de rede social” e não está preparado para assumir o comando da capital paulista. A declaração foi dada durante entrevista à emissora CNN Brasil nesta segunda-feira, 19.
“Não dá para ser artista de palco e nem ter esse ‘M’ de mentira [para ser prefeito]. Precisa ter seriedade, tranquilidade, não fazer disso palco para espetáculo. Governar uma cidade maior do que muitos países é muito sério”, disse Nunes.
Marçal foi o alvo preferencial das declarações do prefeito em meio a uma disputa entre os dois pelo eleitorado bolsonarista da cidade. Jair Bolsonaro (PL) apoia a reeleição do emedebista, mas chegou a dizer que ele não é seu “candidato dos sonhos”, enquanto o candidato do PRTB reforçou em seu discurso o alinhamento às pautas defendidas pelo ex-presidente.
Questionado, Nunes afirmou que “não vive de sonho”. “O que tem de realidade é que o presidente Bolsonaro e o governador Tarcísio me apoiam, e é melhor o candidato do ‘M da mentira’ aceitar que não tem o apoio deles, que vai doer menos”.
Ausência no debate
Mais cedo, Nunes não participou de um debate promovido pela revista Veja e foi a uma agenda da prefeitura, acompanhado de secretários. A ausência foi criticada pelos adversários que compareceram e, conforme apurou o site IstoÉ, teve justamente na estratégia ofensiva de Marçal nos outros encontros uma de suas razões. Guilherme Boulos (PSOL) e José Luiz Datena (PSDB) também não foram.
Segundo o prefeito, os debates anteriores foram marcados por “muitos ataques”. “As pessoas não vão preparadas para debater a cidade, vão para fazer cortes nas redes sociais. Isso aqui não é um jogo de video game; a ação do prefeito vai repercutir na vida da pessoa. No horário em que aconteceu o debate, eu estava em um congresso para discutir a insegurança alimentar”, afirmou.
O adversário do PRTB não foi nominalmente citado por Nunes na fala, mas foi justamente quem se caracterizou pela exploração de trechos das próprias falas e de oponentes nas redes sociais. Após o debate da Bandeirantes, por exemplo, o ex-coach publicou 30 cortes do encontro em seu perfil no Instagram.