19/08/2024 - 10:48
As empresas dominantes no setor de nuvem, conhecidas como hyperscalers, controlam 41% da capacidade total de processamento de todos os datacenters do mundo. É o que aponta a consultoria Sinergy em novo relatório. Juntas, empresas como Amazon/AWS, Microsoft, Google, Oracle e IBM, têm mais de mil datacenters espalhados pela Europa, Ásia, África, Oceania e Américas.
O estudo mostra ainda que a capacidade de datacenters que trabalham em modo on-premises vem caindo nos últimos anos. “Os datacenters on-premise respondem por 37% da capacidade, incluindo aí instalações em modo colocation não administradas por hyperscalers. Esse valor contrasta com o ano de 2017, quando 60% da capacidade estava em datacenters on-premise”, detalha o relatório.
O estudo aponta ainda que até 2029 os hyperscalers serão responsáveis por 60% da capacidade total de datacenters globalmente. “O aumento da presença dos hyperscalers acontece ao mesmo tempo em que seus clientes – as grandes empresas – reduzem os investimentos em datacenters próprios e aumentam os gastos com serviços em nuvem. O avanços dos serviços de IA generativa vai impulsionar ainda mais essa tendência, já que os hyperscalers estão de modo geral mais bem preparados para lidar com essa tecnologia do que a maioria das empresas de outros setores”, observa John Dinsdale, analista da Sinergy.