Os Estados Unidos criticaram, nesta quinta-feira (8), seu aliado Israel por revogar o status diplomático de representantes da Noruega junto à Autoridade Palestina, destacando que Oslo desempenha um papel importante no Oriente Médio.
“A Noruega tem uma longa história desempenhando um papel produtivo quando se trata de colaborar com o governo de Israel e com a Autoridade Palestina”, disse a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado americano, Matthew Miller.
“Não acreditamos que medidas que impeçam que eles desempenhem esse papel sejam especialmente construtivas”, acrescentou.
O porta-voz destacou, em particular, o papel da Noruega na negociação dos históricos acordos de Oslo de 1993, assinados nos jardins da Casa Branca, e mais recentemente na coleta de impostos destinados à Autoridade Palestina.
O status diplomático de oito representantes noruegueses que trabalhavam na embaixada de Oslo em Israel foi revogado, segundo o Ministério das Relações Exteriores israelense.
A medida foi tomada em retaliação ao reconhecimento de um Estado palestino por parte da Noruega e por ações contra líderes israelenses junto ao Tribunal Penal Internacional (TPI).
Os Estados Unidos garantem que apoiam a criação de um Estado Palestino, mas ressaltam que uma negociação com Israel se faz necessária.
sct/rle/pno/val/mr/jb/mvv