06/08/2024 - 18:41
Grande dia para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, principalmente por conta da ótima atuação da seleção brasileira de futebol feminina, que venceu a Espanha com autoridade e avançou para a decisão do torneio, garantindo no mínimo a medalha de prata. O vôlei feminino também foi destaque, vencendo bem a Republica Dominicana, avançando à semifinal e entrando na rota da medalha.
Boas classificações na canoagem de velocidade e no atletismo também marcaram o dia brasileiro em Paris. Entretanto, a terça-feira também contou derrotas e eliminações no vôlei de praia, basquete e handebol.
Confira os principais destaques do Brasil nesta terça-feira, 06
Futebol feminino
O principal destaque do dia foi o futebol feminino. Depois de uma campanha irregular na fase de grupos, quase deixando a competição precocemente, o Brasil vem mostrando outro desempenho no mata-mata. Antes, vitória marcante diante da França, que jogava em casa, nas quartas de final. Agora, no confronto da semifinal, a seleção massacrou a Espanha, vencendo por 4 a 2 as atuais campeãs do mundo.
A goleada brasileira classificou o Brasil para a decisão e garantiu mais uma medalha para a delegação, resta saber a cor da medalha. Na final, confronto diante dos Estados Unidos, que mais cedo havia vencido a Alemanha na outra semifinal.
Vôlei feminino
De manhã o vôlei feminino também esteve em ação e mostrou mais uma vez que irá brigar pelo título. Diante da Republica Dominicana, a seleção feminina se impôs do começo ao fim e venceu por 3 a 0. Agora, o Brasil também enfrenta os Estados Unidos no vôlei, no confronto da semifinal.
Atletismo
O atletismo também foi destaque, principalmente por conta da classificação de Luiz Maurício da Silva no lançamento de dardo e Rafael Pereira nos 110m com barreiras. O primeiro fez excelente prova, quebrou o recorde sul-americano e se garantiu na final. Já Rafael avançou para às semifinais na prova.
Pedro Henrique Nunes (dardo), Pedro Henrique Rodrigues (martelo), Tiffani Marinho (400m feminino), Eliane Martins e Lissandra Campos (salto em distância feminino) não conseguiram índices para se classificar para as decisões.
Canoagem de velocidade
Na primeira participação de Isaquias Queiroz, ele e Jacky Godmann conseguiram classificação para as semifinais da prova do C2-500m masculino.
Skate park
Começaram as disputas do skate park em Paris. Na prova feminina, Raicca Ventura, Isadora Pacheco e Dora Varella representaram o Brasil, mas apenas a última conseguiu a classificação para a final. Na prova decisiva, Dora acabou terminando na 4ª colocação, batendo na trave.
Vôlei de praia
Diante dos suecos Ahman e Hellvig, que formam uma das melhores duplas do mundo no vôlei de praia, Evandro e Arthur tiveram muitas dificuldades e acabaram sendo derrotados por 2 a0. Com isso, o vôlei de praia masculino brasileiro deu adeus à Paris e ficará sem medalha por duas Olimpíadas consecutivas pela primeira vez na história.
Basquete masculino
Diante do “Dream Team”, a seleção brasileira de basquete lutou muito, mas foi derrotada pelos Estados Unidos. Com soberania, os norte-americanos dominaram o confronto e venceram por 122 a 87. Com a derrota, a seleção brasileira se despediu da modalidade.
Handebol
O handebol feminino brasileiro também encarou uma das principais seleções do torneio, a Noruega. O confronto foi desigual, com amplo domínio das norueguesas, que venceram por 32 a 15, eliminando o time brasileiro do torneio.
Quadro de medalhas
Restando mais 5 dias para o encerramento dos Jogos Olímpicos, o quadro de medalhas começa a ganhar o contorno mais esperado. Sem contar medalhas nesta terça-feira, o Brasil não subiu no quadro, terminando o dia na 17ª posição. Enquanto isso, Estados Unidos abriu vantagem no topo. Confira o quadro de medalhas: