Dia histórico para o Brasil nos Jogos Olímpicos. Rebeca Andrade conquistou mais uma medalha olímpica, o ouro no solo da ginástica artística, e se tornou, isoladamente, a maior medalhista do Brasil na história das Olimpíadas. Rebeca soma 6 medalhas, 2 ouros, 3 pratas e 1 bronze, ultrapassando Robert Scheidt e Torben Grael, da vela. Esse foi o segundo ouro conquistado pelo Brasil em Paris 2024.

Além da medalha conquistada por Rebeca, a delegação brasileira teve classificações importantes nesta segunda-feira, principalmente no surfe, vôlei de praia, atletismo e tênis de mesa.

O Brasil ainda terminará o dia com mais medalhas. Depois de diversos adiamentos, chegou o dia limite da prova do surfe. Dessa maneira, as semifinais foram disputadas e a final acontecerá ainda na noite desta segunda-feira. Tatiana Weston-Webb venceu a semifinal feminina e garantiu no mínimo a medalha de prata A decisão acontecerá às 21h57 (horário de Brasília). Gabriel Medina, primeiro brasileiro a entrar em ação, acabou perdendo e disputará a medalha de bronze às 19h54 (horário de Brasília).

Ginástica artística

Resultado histórico  na ginástica histórico na ginástica feminina. Rebeca Andrade voltou a disputar finais e conseguiu mais uma medalha, agora o ouro inédito no solo. A brasileira superou Simone Biles e subiu no lugar mais alto do pódio. Com a vitória, Rebeca se tornou a atleta mais medalhada na história do Brasil nos Jogos Olímpicos.

Na prova da trave, Rebeca acabou terminando na 4ª colocação e não conquistou medalhas. Julia Soares também disputou a prova e terminou na 7ª posição.

Triatlo

Na final do revezamento misto do triatlo, o Brasil, representado por Miguel Hidalgo, Djenyfer Arnold, Manoel Messias e Vittoria Lopes, terminou na 8ª colocação.

Saltos ornamentais

Na prova de plataforma 10m do individual feminino nos saltos ornamentais, Ingrid Oliveira ficou na 23ª posição.
10h00 – Semifinal – plataforma 10m – individual feminino

Atletismo

No atletismo o Brasil teve a estreia de uma das grandes esperanças de medalha, o brasileiro Alison dos Santos. O “Piu” avançou à semifinal da prova dos 400m com barreira. Na mesma prova, Matheus Lima também avançou. Renan Gallina também conseguiu vaga nas semis na prova 200m masculino. Juliana Campos, Chayenne da Silva, Tiffani Marinho, Ana Carolina Azevedo e Lorraine Martins também estiveram em ação mas não avançaram em suas provas.

Tênis de mesa

O Brasil segue em busca de uma medalha inédita no tênis de mesa. O time brasileiro masculino conseguiu a vitória sobre a seleção de Portugal e avançou para as quartas de final na disputa por equipes. Já a equipe feminina acabou sendo derrotada para a Coréia do Sul e não conseguiu avançar.

Canoagem Slalom

Ana Sátila fez sua última participação em Paris. Na prova do caiaque cross, estreante em Olimpíadas, Sátila acabou caindo na semifinal e não conseguiu a tão sonhada medalha olímpica.

Surfe

O surfe terminará ainda na noite desta segunda-feira. Até o momento, Gabriel Medina perdeu a disputa pela semifinal e disputará o bronze. Tatiana Weston-Webb também disputou a semifinal e avançou, garantindo no mínimo a medalha de prata.

Vôlei masculino

O Brasil perdeu o confronto diante dos Estados Unidos e deu adeus à Paris no vôlei masculino. Pela segunda Olimpíada consecutiva a seleção masculina não conquista medalhas.

Vôlei de praia

Duda e Ana Patrícia deram show nas oitavas de final do vôlei de praia feminino. A dupla brasileira venceu as japonesas Akiko e Ishii por 2 a 0 e garantiu vaga para as quartas de final da competição.

Quadro de medalhas

Com o ouro conquistado por Rebeca, o Brasil subiu mais posições no pódio. Com a medalha de ouro ou prata de Tatiana Weston-Webb no surfe e o possível bronze de Gabriel Medina, o Brasil pode terminar o dia ainda mais a frente. Até o momento, China lidera, mas Estados Unidos encostou. Confira o quadro de medalhas:

 

Resumo Olímpico: Rebeca Andrade conquista ouro, surfe garante medalha e mais; confira tudo o que rolou
Reprodução/Olimpíada