A americana Kristen Faulkner se sagrou campeã olímpica de ciclismo de estrada neste domingo (4) nos Jogos de Paris-2024, chegando sozinha à linha de chegada no Trocadéro após 158 quilômetros de prova.
A ciclista do Alasca, de 31 anos, se tornou a primeira americana a ganhar esse ouro desde Connie Carpenter em Los Angeles-1984, na primeira participação do ciclismo de estrada nos Jogos.
Ela venceu com 58 segundos à frente de um grupo de três ciclistas em que a mais rápida foi a holandesa Marianne Vos, medalhista de prata aos 37 anos, doze anos depois de ganhar o ouro em Londres.
Este título é inesperado para Faulkner, cujos principais triunfos antes do ouro olímpico foram vitórias em duas etapas do Giro d’Italia em 2022.
E também representa uma nova decepção para a holandesa Lotte Kopecky, que era a favorita e ficou com o bronze, e para a equipe da Holanda, que domina o ciclismo feminino, mas perdeu o ouro pela segunda prova olímpica consecutiva.
Faulkner consolidou a sua vitória com uma arrancada a três quilômetros da linha de chegada, após se desprender de Kopecky, Vos e da húngara Blanka Vas, que liderava a corrida havia vários quilômetros.
Seu ataque deixou as demais adversárias sem reação e Faulkner viu o caminho da vitória se abrir para ela.
A corrida foi disputada no mesmo percurso urbano de Paris que no sábado recebeu a prova masculina.
A brasileira Ana Vitória Magalhães, a Tota, cruzou a linha de chegada a 11m24 atrás da primeira colocada, terminando no 74 ª lugar.
jk/hpa/iga/ma/aam