Ator Allan Souza Lima trilha carreira marcada por versatilidade e responsabilidade social

Ator Allan Souza Lima trilha carreira marcada por versatilidade e responsabilidade social

Protagonista da série “Cangaço Novo“, uma das poucas produções nacionais originais do Prime Video a ser renovada para 2024, Allan Souza Lima vem firmando seu lugar quando o assunto é Artes Cênicas e acumulando bons trabalhos. Nascido em Pernambuco, ele se une a nomes de peso, como Lázaro Ramos e Wagner Moura, para representar a riqueza de talentos nordestinos.

Desde a juventude, foi moldado pelo impacto do símbolo do manguebeat Chico Science, antigo vizinho e amigo que despertou nele um profundo interesse pela música e pelas artes. Aos 15 anos, iniciou seus estudos teatrais e desde então se entregou às mais variadas formas de fazer e viver da arte. 

Com uma trajetória que envolve produções com temáticas sociais de relevância, fez sua estreia no Festival de Cannes na edição de 2016 concorrendo com o longa “Aquarius“, de Kleber Mendonça Filho, em que viveu o par romântico da atriz Sônia Braga. O longa, abordava temas como especulação imobiliária, a sexualidade de uma mulher na terceira idade, passagem do tempo e memórias, e discutia também ideias pré-concebidas sobre a vida.

Dois anos depois, fez sua estreia atuando em outras línguas, no caso, em “A Cabeça de Gumercindo Saraiva”, onde viveu um personagem uruguaio que falava em espanhol e castelhano. Mais recentemente, participou de “La Salamandre”, atuando em francês. Em paralelo a esse último, dirigiu a peça “Ao Anoitecer”, parte de sua trajetória prolífica também no teatro.

Após a pandemia, Allan fez-se notório na cena, da crítica especializada ao público, com a trilogia “A Menina que Matou os Pais”, trazendo à vida o papel de Cristian Cravinhos — e esse fim marcou um novo grande começo: no mesmo ano, “Cangaço Novo” estreou no Prime Video e conquistou reconhecimento internacional, figurando no Top 10 das séries mais assistidas em 49 países e rendendo ao artista a indicação ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, rebatizado Prêmio Grande Otelo, na categoria de Melhor Ator.

Com mais de 35 prêmios em festivais nacionais e internacionais, incluindo o prestigiado Kikito de Ouro no Festival de Gramado, e um projeto fotográfico autoral, “Sertão Íntimo”,​ o pernambucano, que começou ​o ano de volta ao seu estado natal com um papel que, nas próprias palavras do ator, foi um “agente de transformação”​, interpretando Jesus em “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém”, o maior espetáculo a céu aberto do mundo​, se prepara para gravar a segunda temporada de “Cangaço Novo” e a nova novela das 9 da Globo, “Mania de Você”, trama de João Emanuel Carneiro onde fará par romântico com Mariana Ximenes.