Nesta terça-feira, 30, a nadadora brasileira Bia Dizotti conseguiu classificação para a final dos 1500m livre na natação. Em busca da primeira medalha brasileira na modalidade, Dizotti finalizou a fase classificatória com o 7º tempo e avançou para a prova decisiva nos Jogos de Paris 2024.
A classificação de Dizotti é mais um exemplo de superação no esporte. A brasileira passou por diversas cirurgias para retirada de tumores no ovário nos últimos dois anos, tendo que se manter afastada do esporte. Agora, em sua segunda olímpiada, Dizotti chega a uma final inédita.
Essa será a terceira final do Brasil na natação olímpica. No último sábado, 27, a delegação brasileira esteve na disputa dos 400m livre masculino e feminino, mas acabou ficando sem o pódio. Guilherme Costa terminou a final em 5º e Mafê Costa em 7º.
A prova decisiva dos 1500m está marcada para a próxima quarta-feira, 31, às 16h13 (horário de Brasília). Além de Bia Dizotti, que estará na primeira raia, mais 7 nadadoras estarão na prova final. Katie Ledecky, multicampeã olímpica e grande favorita ao ouro, avançou com o melhor tempo. Confira quem estará na decisão:
- M. Johnson – Austrália
- A. Kirpichnikova -França
- K. Ledecky – Estados Unidos
- S. Quadarella -Itália
- I. Gose – Alemanha
- B. Li – China
- L. Maertens – Alemanha