Um avanço para a calvície? Gel de açúcar estimula o crescimento do cabelo

Foto: Freepik

Existe uma nova e doce solução para a amarga sorte da calvície? Cientistas dizem que podem ter descoberto acidentalmente uma cura revolucionária para a calvície masculina, uma condição genética que afeta até metade dos homens e um quarto das mulheres até os 50 anos.

Uma equipe de pesquisa da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, e da Universidade COMSATS, no Paquistão, descobriu essa descoberta enquanto estudava como o açúcar desoxirribose natural poderia curar feridas.

Pesquisadores estavam aplicando o açúcar nas feridas de ratos de laboratório quando notaram que os pelos ao redor das lesões cresciam rapidamente.

Fascinados pelo desenvolvimento, eles levaram a investigação adiante. Os cientistas aplicaram uma pequena dose de açúcar em camundongos machos com perda de cabelo causada por testosterona, notando que isso ajudou a formar novos vasos sanguíneos, levando ao recrescimento do cabelo.

“Nossa pesquisa sugere que a resposta para tratar a perda de cabelo pode ser tão simples quanto usar um açúcar desoxirribose natural para aumentar o suprimento de sangue aos folículos capilares e estimular o crescimento do cabelo”, disse Sheila MacNeil, professora emérita de engenharia de tecidos na Universidade de Sheffield.

Os pesquisadores descobriram que o gel é tão eficaz quanto o minoxidil , um tratamento para queda de cabelo conhecido pela marca Rogaine.

Embora tenha sido demonstrado que o minoxidil retarda a queda de cabelo e promove algum crescimento, ele não funciona para todos que sofrem de calvície.

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou dois medicamentos para tratar a calvície de padrão hereditário — minoxidil e finasterida (nome comercial Propecia), projetados para manter a testosterona fluindo pelo corpo.

Finasterida, que é aprovada para homens, mas não para mulheres, demonstrou retardar a perda de cabelo em 80% a 90% dos pacientes do sexo masculino. No entanto, a finasterida também foi associada a efeitos colaterais como depressão, disfunção erétil, redução da libido, dor testicular e ideação suicida.

Outros que sofrem de perda de cabelo optam por tratamentos a laser ou cirurgia de transplante. O guru antienvelhecimento Bryan Johnson jura por uma abordagem tripla de terapia de luz vermelha, microagulhamento e tratamentos tópicos.

Devido às opções limitadas e aos potenciais efeitos colaterais, a promessa de um gel seguro e não invasivo para calvície pode ser um avanço médico.

Se a desoxirribose se mostrar eficaz em humanos, ela também poderá ser usada para tratar alopecia e possivelmente para estimular o crescimento de cabelos, cílios e sobrancelhas após a quimioterapia.