29/07/2024 - 18:17
O terceiro dia de competições na Olimpíada de Paris 2024, pós cerimônia de abertura, terminou sem medalhas para o Brasil. O time local disputou algumas decisões pelo pódio, como no skate street masculino e no judô, mas não conseguiu os resultados desejados.
Apesar de derrotas importantes, o dia também reservou diversos momentos positivos para o Brasil, como nas duplas do tênis, no boxe, vôlei, entre outros. Esta segunda-feira, 29, também foi marcada por disputa espetacular no skate, confronto histórico no tênis, vitória inédita no badminton e mais.
Reprodução/Olimpíada
Principais destaques do Brasil
Judô
A participação brasileira nesta segunda-feira, 29, começou com o judô. Logo de cara o medalhista de bronze em Tóquio 2020, Daniel Cargnin, acabou sendo derrotado na estreia e foi eliminado. Já Rafaela Silva, campeã nos Jogos do Rio 2016, acabou perdendo a disputa pela medalha de bronze e não conseguiu chegar ao pódio.
Surfe
Shows e decepção no surfe masculino. O primeiro brasileiro a ir para água foi Filipe Toledo, que não fez uma boa bateria e acabou sendo eliminado. Na sequência, Gabriel Medina se “vingou” do japonês Kanoa Igarashi, algoz do brasileiro em Tóquio 2020, ao vencer o confronto. O brasileiro recebeu uma nota 9.9 e não deu chances para o adversário.
A última participação brasileira no surfe masculino foi emocionante. João Chianca enfrentou o marroquino Ramzi Boukhiam e precisou de uma nota final de 18.10 para vencer o confronto. O marroquino fez uma grande prova, terminando o confronto com 17.80. Agora, João e Medina se enfrentam nas quartas de final.
As disputas do surfe feminino estão marcadas para a noite desta segunda-feira. O Brasil conta com três surfistas: Tatiana Weston-Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel.
Natação
Depois de emocionar o publico ao terminar a prova dos 400m na quinta colocação, Guilherme Costa, o “Cachorrão”, voltou para as piscinas de Paris na prova dos 800m, sua especialidade. Infelizmente o brasileiro não fez uma boa prova e não conseguiu chegar na final.
Tênis
O tênis teve ótimos momentos e situações desfavoráveis. No individual, Bia Haddad acabou sendo eliminada da competição. Ja nas duplas, o Brasil se deu bem. Bia voltou para as quadras de Paris e, junto de Luiza Stefani, avançou para a próxima fase. No masculino a dupla brasileira Thiago Monteiro e Thiago Seyboth também venceu e segue no torneio.
Tênis de mesa
Vitor Ishiy venceu e avançou. Bruna Takashi acabou sendo derrotada e foi eliminada.
Skate street
No skate street masculino o Brasil teve três brasileiros na disputa: Felipe Gustavo, Giovanni Vianna, Kelvin Hoefler. Medalhista de prata em Tóquio 2020, Hoefler foi o único que chegou na final, mas acabou terminando a competição na 6ª colocação.
Vôlei feminino
O Brasil estreou no vôlei feminino com autoridade. O time brasileiro venceu o confronto contra o Quênia por 3 a 0, parciais de 25/14, 25/13 e 25/12.
Esgrima
Guilherme Toldo perdeu no florete e foi eliminado da competição.
Badminton
Juliana Vieira fez história no simples feminino do badminton. A brasileira venceu Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong, em confronto na segunda rodada do torneio. Essa foi a primeira vez que uma mulher brasileira venceu um jogo da modalidade em Olimpíadas.
Boxe
O boxe brasileiro teve novas estreias em Paris 2024. Beatriz Ferreira, candidata ao título na categoria até 60kg, confirmou o favoritismo e venceu, avançando para as quartas de final. Já o medalhista de bronze em Tóquio 2020, Abner Teixeira, teve luta difícil diante do equatoriano Congo Chala e acabou sendo derrotado, dando adeus à competição.
Destaques internacionais
A segunda-feira de Olimpíada também teve momentos marcantes para atletas de diferentes delegações. Confira alguns destaques:
Nadal x Djokovic
Logo na segunda rodada do tênis individual tivemos um confronto de peso. Nadal e Djokovic mediram forças na quadra principal de Roland Garros, em um jogo que pode ser o último entre os dois e a despedida de Nadal da quadra central de Paris. Melhor para Djokovic, que confirmou o favoritismo e venceu por 2 a 0, parciais de 6/1 e 6/4.
Bicampeonato olímpico
A prova do skate street masculino nesta segunda-feira foi emocionante. Com um nível elevadíssimo, com os medalhistas mantendo média de nota acima dos 90 pontos, o japonês Yuto Horigome fez história ao conquistar o bicampeonato na modalidade. O título veio apenas na última manobra de Horigome, que bateu o recorde do dia e conseguiu um título inesquecível.
Vitória inédita
Outro momento marcante no dia foi a vitória inédita do Sudão do Sul no basquete masculino. O time sul-sudanês venceu a seleção de Porto Rico e conquistou a primeira vitória do país na história das Olimpíadas, somando todas as modalidades.
Quadro de medalhas
Passando os dias a disputa da Olimpíada o quadro de medalhas vai ganhando forma. Apesar de ainda termos 13 dias de competição, as delegações vão mostrando sua força. Depois de conquistas no skate e na ginástica artística masculina, o Japão lidera. Confira o top-10: