Rebeca Andrade, principal ginasta brasileira e forte candidata a conquista de medalhas em Paris 2024, já demonstrou que foi para a França em busca de fazer história. Nesta quinta-feira, 25, Rebeca inscreveu um novo salto para a disputa da prova mais aguardada pelo torcedor brasileiro
Atual campeã da prova do salto na Olimpíada, Rebeca apresentou ao Comitê Técnico Feminino o desejo de executar o Triplo Twist Yurshenko, um tipo de movimento que jamais foi executado em competições oficiais da modalidade.
So, that Yurchenko triple twist Vault dream?
That could become a reality. Rebeca Andrade has submitted the element 😍#Paris2024 | #Gymnastics pic.twitter.com/z4IVzaQmyb
— FIG (@gymnastics) July 25, 2024
+ Paris 2024: Marcus D’Almeida termina o ranqueamento em 17º no tiro com arco; equipes mistas fica em 10º
+ Paris 2024: Ana Luiza Caetano bate recorde pessoal em fase classificatória do tiro com arco
+ Paris 2024: Brasil estreia com vitória sobre a Espanha no handebol feminino
+ Paris 2024: Brasil vence Nigéria na estreia do torneio de futebol feminino
Após análise do Comitê, foi definido que o salto tem um grau seis de dificuldade e a boa execução pode determinar uma nota alta para a brasileira. O TTY, como é conhecido, consiste na execução de três “twists”, também conhecido como “piruetas”.
Por ser um salto inédito em competições da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e sem código definido da ginástica artística, Rebeca pode fazer história ao batizar o seu nome no movimento.
No começo de julho foi divulgado um vídeo dos treinos de Rebeca Andrade em que mostrava a ginasta tentando realizar o salto, podendo ser uma “palhinha” do que está por vir.
🚨 THE ANDRADE IS COMING 🇧🇷🇧🇷
➡️ Rebeca Andrade submeteu o elemento TTY, movimento nunca realizado por nenhuma ginasta pelo seu enorme grau de dificuldade. Rebeca pretende inaugurar o novo salto nas olimpíadas de Paris em busca de se tornar bicampeã olímpica de salto!!! pic.twitter.com/HCHLfdAkm0
— Brazilgymm (@brazilgymm) July 25, 2024
Efeito Simone Biles?
Durante os treinos do pódio, espécie de ensaio geral preparatório para as disputas da ginástica, Rebeca assistiu de perto a grande apresentação de sua principal adversária, a norte-americana Simone Biles, que cravou um salto impressionante durante o treinamento.
Dessa forma, Rebeca sabe que a disputa pela medalha de ouro será definida no detalhe e, por isso, pode apostar no salto inédito e bastante complexo.
Quando começa a ginástica artística em Paris 2024?
As disputas da ginástica artística vão começar no próximo sábado, 27, com a rodada de classificação do torneio masculino em todas as provas: salto, barras paralelas, barra fixa, argolas, cavalo com alças, solo, individual geral e por equipes. O Brasil terá nas disputas individuais Arthur Nory e Diogo Soares.
Já no domingo, 28, é a vez das meninas do Brasil entrarem em ação nas provas do salto, solo, traves assimétricas, trave de equilíbrio, individual geral e por equipes. No total a delegação brasileira contará com 5 ginastas na disputa. Além de Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares representarão o país na França.