Lula projeta que em até 15 dias haverá um acordo sobre a dívida de MG com a União

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, projetou que em até 15 dias haverá um acordo sobre a dívida de Minas Gerais com a União. Em entrevista à Rádio Itatiaia, nesta quinta-feira, 27, Lula afirmou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), firmou um compromisso pela conclusão de um acordo, e que o assunto deve ser tratado na viagem presidencial ao Estado nesta semana.

“O que eu vim fazer aqui também é o seguinte. O companheiro Pacheco está compromissado com o governo federal, com Minas Gerais. Nós queremos fazer um acordo da dívida de Minas Gerais”, afirmou o presidente da República.

Segundo Lula, Pacheco deve ter uma reunião na semana que vem com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após ter se encontrado na quarta-feira, 26, com o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan.

Após a conversa com Pacheco, Haddad deve apresentar ao governo uma proposta para a dívida, segundo Lula.

“Se depender de mim, a gente conclui na semana que vem. Mas como não depende de mim, pode demorar uns 10 dias, 15 dias”, disse Lula. “Mas nós queremos fazer rapidamente, para tirar isso da pauta.”

O valor da dívida de Minas Gerais com o governo federal é de aproximadamente R$ 170 bilhões. A dívida foi adquirida a partir da década de 1990.