O grupo sul-coreano de K-pop Seventeen, um dos mais populares do mundo, tornou-se nesta quarta-feira (26) “Embaixador da Boa Vontade” da Unesco.
“É com grande humildade e emoção que nos apresentamos hoje diante de vocês pela primeira vez como ‘Embaixadores da Boa Vontade da Unesco’ para a Juventude”, disse Joshua, um dos membros do grupo, durante um evento de imprensa na sede da Unesco em Paris na Organização Educacional, Científica e Cultural da ONU.
“Como Embaixador da Juventude, espalharemos o poder do companheirismo e ajudaremos a construir comunidades juvenis de apoio para o futuro melhor que imaginamos”, continuou ele.
O grupo também anunciou uma contribuição de um milhão de dólares para a Unesco (cerca de 5,4 milhão de reais na cotação atual).
“Nossa parceria com a Seventeen dará um novo impulso, um grande impulso aos nossos esforços”, comemorou a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, da França.
A banda K-pop será “uma ponte fantástica entre nós, a Unesco, os nossos valores, o que representamos, o nosso objetivo de paz e os jovens”, acrescentou.
Seventeen, grupo sul-coreano fundado em 2015 por treze jovens artistas, foi o segundo grupo que mais gerou receitas no mundo em 2023, atrás da superestrela americana Taylor Swift, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica.
Suas músicas foram ouvidas bilhões de vezes na plataforma Spotify e seu single “Don’t Wanna Cry” teve mais de 275 milhões de visualizações no YouTube.
Seventeen se apresentou em novembro de 2023 no grande auditório parisiense da Unesco, um espaço tranquilo que a banda transformou em um verdadeiro festival. Todos os 500 ingressos esgotaram em menos de uma hora.
O jogador brasileiro Vinicius Jr, a atriz espanhola Rossy de Palma, o ator americano Forest Whitaker e o chef ítalo-argentino Mauro Colagreco também são embaixadores da Unesco.
evg-jf/lp/mr/bc/eg/jmo