O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) comparou o povo nordestino a galinhas ao dizer que o governo federal alimenta os estados do Nordeste com “migalhas”. Isso ocorreu durante um evento para tratar sobre os impactos do Projeto de Lei Complementar 235/2019, que institui o SNE (Sistema Nacional de Educação).

A declaração do parlamentar ocorreu no dia 24 de maio, mas viralizou nas redes sociais no domingo, 9. No evento, o deputado falou sobre a destinação do Bolsa Família para a região. Nesse momento, ele citou uma parábola sobre o ex-primeiro-ministro da União Soviética Josef Stalin, que teria dependo uma galinha e depois conquistado a confiança dela dando migalhas.

“Estão dando migalhas para uma população cada vez mais depenada”, disse o deputado federal, ao afirmar que esse seria o movimento da esquerda no Brasil.

Por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), o deputado federal afirmou que não mentiu em sua declaração.

O evento foi transmitido pela Assembleia Legislativa da Bahia. O deputado federal Gustavo Gayer é pré-candidato à Prefeitura de Goiânia, Goiás. Na Câmara dos Deputados, ele atua como oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 2023, ele foi condenado a pagar R$ 80 mil por danos morais por assédio eleitoral a funcionários de empresas do estado goiano.