‘Não sou vítima, sou algoz’, diz Vini Jr. após condenação de torcedores por racismo

Vini Jr.
Vini Jr. Foto: Instagram

O jogador Vini Jr. usou seu perfil no X/Twitter nesta segunda-feira, 10, para celebrar a condenação de três torcedores acusados de insultá-lo com gritos e gestos racistas em 21 de maio de 2023. Os ataques aconteceram no estádio Mestalla, em Valencia, na Espanha, no jogo da Liga Espanhola entre Valencia e Real Madrid.

Em comunicado oficial, o Real Madrid afirmou que os homens foram “declarados culpados de crime contra a integridade moral de Vinicius Jr., agravado por terem agido com motivações racistas”. Os três foram condenados a oito meses de prisão e proibidos de entrar em estádios de futebol por 20 anos.

Na rede social, Vinicius declarou: “Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas ‘jogar futebol’. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas”.

E continuou: “Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado à La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí.”

Veja:

Ainda conforme informou o Real Madrid, os três arguidos “assumiram a sua responsabilidade criminal e tornaram pública uma carta de desculpas dirigida ao jogador Vinicius Jr., ao Real Madrid e às restantes pessoas que se sentiram difamadas e ofendidas pelo seu comportamento.”