05/06/2024 - 15:00
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira, 5, arquivar por 12 votos a 5 o processo que pedia a cassação do deputado federal André Janones (Avante-MG) por suposta prática de “rachadinha”, quando partes dos salários de funcionários do gabinete são repassadas ao parlamentar.
A maioria decidiu votar a favor do relatório do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que pedia o arquivamento da representação do PL por se tratar de “fatos ocorridos antes do início do mandato” e que “o (Poder) Judiciário fará seu trabalho” na investigação.
Vale ressaltar que já existe uma investigação em curso no Poder Judiciário desde dezembro de 2023. Naquele mês o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizou a abertura de inquérito para investigar se Janones operou um esquema de “rachadinha”. O parlamentar nega a prática.
Pouco antes do encerramento da sessão, a Polícia Legislativa Federal precisou atuar para separar uma confusão entre deputado federal Zé Trovão (PL-SC) e Janones. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram os agentes segurando o parlamentar do PL que grita ofensas contra o colega do Avante.
O vídeo registra ainda a tentativa de Zé Trovão correndo para alcançar Janones, mas sendo impedido pelos demais presentes.
Confira:
Sessão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que julgou o caso de André Janones terminou com tumulto. Neste vídeo é possível ver o deputado federal Zé Trovão tentando partir para cima de Janones. A Polícia Legislativa Federal separou os dois. pic.twitter.com/JmltV02E5f
— Levy Teles (@Levynho_) June 5, 2024