02/05/2024 - 10:45
O bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus Atílio Francisco (Republicanos), de 72 anos, pode ser o primeiro a assumir temporariamente a Prefeitura de São Paulo na ausência de Ricardo Nunes (MDB).
Ele é o segundo vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo e deve ser prefeito da cidade paulistana durante cinco dias, em razão de uma viagem de Ricardo Nunes ao Vaticano, na Itália, para a Conferência da Crise do Clima à Resiliência Climática.
Assumir a administração municipal cabe ao vice-prefeito, mas a cidade de São Paulo não tem essa figura desde quando Bruno Covas morreu, em maio de 2021, e Ricardo Nunes se tornou prefeito.
De acordo com a legislação, na ausência de prefeito e vice, quem assume é o presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Entretanto Milton Leite (União Brasil) teria declarado estar em campanha pela vaga de vice de Nunes, que concorre à reeleição. João Jorge (MDB), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, também não pode ocupar o cargo, pois lançou sua candidatura a outro mandato como vereador.
Quem é Atílio
Atílio cumpre o seu sexto mandato como vereador e não deve concorrer nas eleições municipais deste ano.
Ele é teólogo projetista e ex-presidente da ABC (Associação Beneficente Cristã). Além disso, possui uma trajetória política ligada à igreja.
Atílio também atua como vice-presidente da comissão de finanças da Câmara Municipal de São Paulo e, como vereador, foi autor do PL (Projeto de Lei) que criou o Dia da Cultura Evangélica, comemorado em 9 de julho.
O parlamentar afirma ser defensor da tarifa zero para estudantes, participou da comissão do idoso na Câmara e de discussões sobre o plano diretor e cidade limpa.
Com a ida de Atílio para a prefeitura, Alessandro Guedes (PT) deve assumir a presidência da Câmara.