A pesquisa Datafolha aponta que 63% dos brasileiros são contra a anistia para os responsáveis pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), no dia 8 de janeiro de 2023. Por outro lado, 31% dos entrevistados são favoráveis, ante 2% que se dizem indiferentes e 4% que não opinaram.
A invasão e depredação do Congresso Nacional, do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Palácio do Planalto por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gerou uma reação institucional e legal sem precedentes.
Houve mais de mil prisões, que geraram cerca de 1.400 denúncias. Até o momento, 145 pessoas foram condenadas a penas que variam de três a 17 anos de prisão. Durante o seu ato na Avenida Paulista (SP), no dia 25 de fevereiro, o ex-presidente pediu anistia aos detentos dos ataques golpistas.
De acordo com o Datafolha, 40% dos que se dizem a favor da anistia votaram em Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, ante 25% dos de Lula. Contra o perdão estão 71% dos votantes do petista e 53%, dos bolsonaristas.
No segmento evangélico, 59% acham que a anistia não deve ser concedida, ante 33% que a defendem.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 19 e 20 de março e ouviu 2.002 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.