O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), na quarta-feira, 13, que a cúpula da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid irá pedir à PGR (Procuradoria-Geral da República) pela reabertura dos inquéritos arquivados por Augusto Aras.
+ Projetos sugeridos pelo relator da CPI da Covid continuam parados
+ CPI da Covid pede indiciamento de Bolsonaro por 3 crimes contra humanidade e outros
O parlamentar ressaltou que “provas robustas” contra o governo de Jair Bolsonaro (PL) foram arquivadas pelo ex-procurador-geral da República. “Os crimes não podem ficar impunes”, completou.
Renan Calheiros afirmou que a solicitação ocorrerá no dia 20 de março. “Vamos reiterar pleito de reabertura dos inquéritos da comissão, com sugestões de 81 indiciamentos”, acrescentou.
Na próxima quarta (20/3), a cúpula da CPI da Covid-19 irá à PGR. Vamos reiterar pleito de reabertura dos inquéritos da Comissão, com sugestões de 81 indiciamentos. As provas robustas e públicas foram arquivadas por Augusto Aras. Os crimes não podem ficar impunes.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) March 13, 2024
A partir do relatório final da CPI da Covid, a PGR moveu 10 processos. Porém Augusto Aras teria determinado o arquivamento de sete pedidos de investigação. Uma das petições mira o ex-presidente Jair Bolsonaro e ainda tramita no STF (Supremo Tribunal Federal). O caso apura se o ex-mandatário teria incitado o descumprimento das medidas sanitárias estabelecidas durante a pandemia.