A Igreja Anglicana prometeu acelerar seu compromisso financeiro de “reparar” seus vínculos passados com a escravidão, após a publicação, nesta segunda-feira (4), de um relatório que considera estas medidas como “insuficientes”.
Um ano após anunciar a criação de um fundo específico para reparação deste passado escravocrata, um grupo de especialistas encarregados de aconselhar a Igreja da Inglaterra avaliou que os esforços para alcançar “uma verdadeira justiça, reparação e cura” estavam sendo “insuficientes”.
No início de 2023, a instituição se comprometeu a criar um fundo de 100 milhões de libras (499 milhões de reais na cotação da época) para realizar investimentos ao longo de nove anos e apoiar “as comunidades que se viram afetadas pela escravidão”.
Posteriormente, o setor financeiro da igreja, os Comissários da Igreja, revelou que o fundo foi originalmente dotado com investimentos de uma empresa do século XVIII que estava envolvida no comércio de africanos escravizados.
O grupo de especialistas recomendou que a instituição corrigisse o valor para 1 bilhão de libras (6,2 bilhões de reais na cotação atual).
“Nossa esperança é que outros (investidores) se juntem a nós e invistam conosco. E que os fundos cresçam, esperançosamente, para 1 bilhão (libras) e mais, para criar um legado positivo e sustentável”, respondeu o diretor dos Comissários da Igreja, Gareth Mostyn, em entrevista coletiva.
O setor financeiro da Igreja Anglicana, que gere um fundo de investimento de 10 bilhões de libras (62,7 bilhões de reais) para apoiar atividades da Igreja e do clero, comprometeu-se a entregar os primeiros 100 milhões de libras em um período de cinco anos, em vez dos nove anunciados inicialmente.
O valor deve financiar projetos de apoio às comunidades negras, incluindo empresários, pesquisadores, médicos e professores.
A Igreja da Inglaterra já havia pedido desculpas por sua relação com a escravidão, considerando em 2020 uma “vergonha” que alguns dos seus membros tenham se “aproveitado” deste difícil período histórico.
mhc-psr/mb/yr/dd