Uma nova substância injetável chamada de VK2735 promete eliminar 14,3% da gordura corporal em apenas 13 semanas de uso. O anúncio dos testes foi feito na terça-feira, 27, pela companhia de biotecnologia Viking Therapeutics, sediada na Califórnia, nos EUA.
De acordo com o New York Post, a droga pode queimar gordura cinco vezes mais rápido do que as outras competidoras do mercado, como a Ozempic e Wengovy. Em comparação, pacientes que tomaram as substâncias consideradas concorrentes ao VK2735 só teriam atingido os mesmos resultados em 68 semanas.
+ Ozempic: nutrólogo explica tratamento de Naldo para perder peso
+ Ozempic: OMS alerta para aumento de falsificações
Teriam sido recrutados 176 pessoas com obesidade e sobrepeso para participarem do experimento. No anúncio, a empresa de biotecnologia revelou que as reduções dependentes do injetável variaram de 9,1% a 14,7% entre 88% dos pacientes que receberam doses mais altas. Indivíduos que tomaram placebos perderam apenas 1,7% da gordura corporal.
Segundo o New York Post, a substância busca imitar o peptídeo 1, um hormônio que é responsável por fazer o corpo se sentir satisfeito em relação à alimentação. Adicionalmente, a droga também simula o polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose, que torna mais lento o movimento de alimentos ingeridos no intestino.
“Esperamos avançar com essa terapia para um maior desenvolvimento clínico ainda este ano”, afirmou Brian Lian, CEO da Viking Therapeutics. Apesar de aguardar a aprovação da FDA (Food and Drug Administration – Administração de Comidas e Drogas) dos EUA, investidores já estão esperançosos, já que as ações da empresa de biotecnologia subiram 80% nas negociações pré-mercado do dia do anúncio.
De acordo com a pesquisa, a maioria dos pacientes registrou efeitos adversos do uso da droga como, náuseas e vômitos. Entretanto, a Viking Therapeutics alega que a maioria dos casos foi caracterizado como leve.