Se a carreira de atriz já exige muito esforço, na condição de surda o cenário pode ser ainda mais complicado. Mas isso não desanimou Beatriz Oliveira, hoje com 26 anos, que comemora seu primeiro papel em novela para a TV. A atriz surda oralizada interpreta a personagem Pórcia na novela “A Infância de Romeu e Julieta”, no SBT/Amazon.
Bia percorreu um caminho longo para chegar até aqui e descreveu para IstoÉ Gente os desafios que enfrentou.
Na novela, ela faz leitura labial para entender o que as pessoas dizem, e se comunica em libras ou por escrito. Beatriz integra o núcleo cômico da novela junto com André Mattos e Lucas Salles.
Sobre a relação entre eles, “a comunicação é harmoniosa, o que faz com que possamos realizar as cenas da forma mais fácil e gostosa “, declara Bia que foi diagnosticada com otosclerose aos 17 anos de idade, momento em que passou a perder a audição.
A partir daí, ela passou a utilizar aparelho auditivo e a aprender Libras para se inserir na comunidade surda.
Em 2011, ela ingressou no grupo de teatro amador ABC (Arte dos Bons Companheiros) com o qual apresentou espetáculos pela região da zona leste de São Paulo. Em 2015, começou a fazer aulas de dança na Fábrica de Cultura e, em seguida, entrou para o Núcleo Luz, uma das melhores escolas de dança contemporânea e Ballet clássico de São Paulo. Naquele momento, Bia também se arriscou no curso intensivo de modelo da agência HDA, voltado para pessoas negras.
Em meados de 2020, entrou para a SP Escola de Teatro, onde se formou três anos depois. A peça de encerramento do curso, “O Último Baile”, dirigida por Gabriel Duarte, ficou em cartaz no Espaço Parlapatões.
“A Infância de Romeu e Julieta”, foi sua primeira chance de atuar em uma novela. Antes, Bia conquistou trabalhos no cinema, em publicidade e nas plataformas de streaming. Em 2022, a atriz foi Rayane, uma das protagonistas do filme “Escola de Quebrada”, uma produção da Kondzilla em parceria com a Paramount, com direção de Kaique Alves.
Em seguida, protagonizou “Lapso”, um curta-metragem realizado em Belo Horizonte, dirigido por Carolina Cavalcanti, que recebeu diversos prêmios, como o de Melhor Filme Curta-metragem pelo Canal Brasil, o prêmio dos 10+ favoritos, pelo júri popular, no 34º Festival Internacional de São Paulo – Curta Kinoforum, em 2023, além do Melhor filme na Mostra Competitiva Nacional, pelo júri popular, no 25° Festival Kinoarte.
Recentemente, o filme foi selecionado para a Mostra Competitiva Generation do 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim, que acontece entre 15 e 25 de fevereiro.
A atriz também participou da terceira temporada da série “Unidade Básica”, da Globo Play e Universal TV, dirigida por Suzy Milstein, no papel de Gislaine, em que contracenou com Caco Ciocler (Dr. Paulo), Ana Petta (Dra. Laura) e Teka Romualdo, no papel de sua mãe.
Em sua estreia como dubladora, Beatriz dublou a personagem Maya Lopez, protagonista de “Eco”, nova série da Marvel que estreou no dia 9 de janeiro. Beatriz é surda e oraliza, já a personagem interpretada por ela, Alaqua Cox, tem a língua de sinais como sua primeira língua. Maya é uma anti-heroína que luta para conquistar seu lugar no mundo.
“Às vezes, ela sussurra algumas coisas e esses sussurros foram de minha responsabilidade”, relata Bia, que também fez a áudio descrição das cenas. A série tem sido um grande sucesso entre os telespectadores do Disney + e do Hulu.
Beatriz enfrenta desafios diários por ser uma atriz negra, surda e vinda da periferia. Suas inspirações são Lázaro Ramos, Dercy Gonçalves, Aílton Graça, Ruth de Souza, Viola Davis, Joaquin Phoenix, dentre vários outros.
“Mas esses são os meus amores”, garante ela.
![Atriz surda, Beatriz Oliveira comemora seu primeiro trabalho na TV 1 Atriz surda, Beatriz Oliveira comemora seu primeiro trabalho na TV](https://istoe.com.br/wp-content/uploads/2024/02/curta-metragem-lapso-foto-por-nathalia-cordeiro.jpeg?x47451)
Beatriz Oliveira. Imagem/Divulgação: Nathália Cordeiro.
![Atriz surda, Beatriz Oliveira comemora seu primeiro trabalho na TV 2 Atriz surda, Beatriz Oliveira comemora seu primeiro trabalho na TV](https://istoe.com.br/wp-content/uploads/2024/02/foto-de-lourival-ribeiro-scaled.jpeg?x47451)
Beatriz Oliveira. Imagem/Divulgação: Caio Oviedo.
Ver essa foto no Instagram