Emma Heming Willis , esposa de Bruce Willis, revelou na segunda-feira (5) que planeja lançar um livro sobre cuidados após o diagnóstico de demência de seu marido.
“Para mim, conhecimento é poder, e construir uma comunidade de apoio ao meu redor tem sido vital”, disse Heming Willis, 45 anos, em comunicado à revista People . “Isso trouxe de volta estabilidade e um certo controle, controle que foi completamente destruído quando o diagnóstico de demência frontotemporal chegou pela primeira vez ao mundo de nossa família.”
De acordo com Heming Willis, o livro sem título pretende ser um recurso para pessoas com entes queridos que atualmente sofrem de demência e incluirá entrevistas, conselhos de especialistas e histórias pessoais da própria experiência de Heming Willis.
“Identificar os recursos certos para me educar e me esclarecer tem sido poderoso e me deu espaço para continuar avançando da maneira mais positiva para que eu possa ser a melhor mãe, esposa, filha, amiga e parceira de cuidados”, o ex- modelo continuou. “Quero poder compartilhar isso com a próxima pessoa que estiver aqui.”
Heming Willis, que se casou com a estrela de ação em 2009, foi aberta sobre as lutas de seu marido contra a demência frontotemporal, também conhecida como DFT.
A família do ator anunciou em março de 2022 que ele estava se aposentando oficialmente de Hollywood após ser diagnosticado com afasia . Posteriormente, ele foi diagnosticado com demência frontotemporal em fevereiro de 2023.
“Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro”, disseram seus entes queridos em comunicado conjunto na época. “A DFT é uma doença cruel da qual muitos de nós nunca ouvimos falar e que pode atingir qualquer pessoa.”
“Bruce sempre encontrou alegria na vida – e ajudou todos que conhece a fazer o mesmo. Significou muito para o mundo ver esse sentimento de cuidado ecoado para ele e para todos nós.”
De acordo com a Johns Hopkins Medicine, a DFT é um grupo de distúrbios que ocorrem quando as células nervosas dos lobos frontal e temporal do cérebro são perdidas. A DFT também pode afetar o comportamento, a personalidade, a linguagem e o movimento.
Heming Willis revelou em setembro de 2023 que ela nem tinha certeza se o ator de “Duro de Matar”, de 68 anos, sabia o que estava acontecendo.
“É difícil saber”, disse ela a Hoda Kotb no programa “Today”, enquanto segurava as lágrimas.
Heming Willis foi acompanhada pela CEO da Associação para Degeneração Frontotemporal, Susan Dickinson, durante a aparição.
“O que sabemos é que obviamente a doença pode começar nos lobos frontal ou temporal”, explicou Dickinson. “E uma das coisas que o lobo frontal controla é a autopercepção.
“Portanto, realmente não conhecemos algumas pessoas e a primeira coisa que perdem é a compreensão de que elas mesmas mudaram”, continuou ela. “E outras pessoas mantêm isso por muito tempo.”
Em dezembro de 2023, fontes próximas à família afirmaram que o ator de “Pulp Fiction” teve “dias bons e dias ruins”.
“Nos últimos dois meses, houve muito mais dias ruins do que bons”, alegou a fonte à Us Weekly . “Essa experiência aproximou ainda mais toda a família. Ninguém sabe quanto tempo resta para Bruce, então eles estão aproveitando cada momento que passam com ele.”
Uma segunda fonte afirmou que todos os membros da família de Willis estavam hospedados em sua casa.
“Depois que Bruce foi diagnosticado, todos se uniram para manter intacta a memória da família e estar presente como um lembrete constante [de que] o amam. [Tudo] gira em torno dele”, afirmou a fonte.
Segundo uma terceira fonte, a ex-mulher de Willis, Demi Moore, com quem tem três filhas, tem sido a principal “facilitadora” para a aproximação de todos.
“Infelizmente, há um relógio conectado à condição de Bruce”, acrescentou a fonte. “Todos se uniram por Bruce. Eles estão gratos por terem um ao outro.
O livro está previsto para ser publicado pela empresa de Maria Shriver, a Open Field, e deve chegar às lojas em 2025.