O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski foi anunciado como novo ministro da Justiça e da Segurança Pública pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na manhã desta quinta-feira, 11, ele se reuniu com o presidente no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), e com o atual ocupante da pasta, Flávio Dino. Segundo o presidente, Lewandowski assume o cargo no dia 1º de fevereiro. Até lá deve montar a sua equipe e conduzir a transição ao lado de Dino.
Dino, que ocupava o cargo desde o início do terceiro mandato de Lula à frente da Presidência, foi indicado pelo presidente para assumir a vaga aberta pela aposentadoria de Rosa Weber no STF, e já teve seu nome aprovado em sabatina no Senado.
Segundo Lula, Lewandowski comunicou na quarta-feira, 10, que iria aceitar o convite para assumir o ministério da Justiça. “Quem ganha é o povo brasileiro com essas duas pessoas ao meu lado, cada um na sua função”, acrescentou.
Além disso, o presidente afirmou que serão realizados dois atos: um para a saída de Flávio Dino da pasta e outro para a entrada de Ricardo Lewandowski.
Fico feliz porque o Lewandowski deixou a cadeira do STF, após anos de contribuição na Suprema Corte, e vai assumir o lugar do companheiro Flávio Dino, em 1° de fevereiro. Ganha o Ministério da Justiça e Segurança Pública com o Lewandowski, ganha a Suprema Corte com Flávio Dino e…
— Lula (@LulaOficial) January 11, 2024