Mingau, do Ultraje a Rigor, recebe alta após 4 meses hospitalizado

Mingau e Isabella Aglio
Mingau e Isabella Aglio Foto: Reprodução / Instagram

Familiares, amigos e fãs de Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, do Ultraje a Rigor, puderam respirar aliviados nesta segunda-feira, 8. Após quatro meses de internação, o músico, de 56 anos, recebeu alta do Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, onde estava sob observação médica.

Mingau foi internado em 3 de setembro de 2023 após ter sido baleado na cabeça em Paraty, no Rio de Janeiro. Ele passou por três cirurgias desde o incidente, com uma delas sendo uma traqueostomia — a inserção de uma cânula pela traqueia para propiciar a respiração.

No boletim de alta do baixista, o hospital confirmou que ele seguirá em tratamento em uma clínica escolhida pela família.

“Durante o período de internação na unidade, onde deu entrada no dia 3/9/2023, o paciente recebeu toda a assistência multiprofissional necessária e passou por três procedimentos cirúrgicos. Após tratamento de um quadro infeccioso nos últimos dias, a equipe médica avaliou que havia condições de alta com maior segurança”, dizia o comunicado.

Em dezembro Isabella Aglio, filha de Mingau, emocionou seguidores ao mostrar que o pai já reagia a estímulos e beijava seu rosto. Ele também foi presenteado com uma cadeira de rodas pouco antes do Natal, além de ter sido homenageado com um show beneficente para arrecadação de fundos para sua reabilitação. Dinho Ouro Preto, Kiko Zambianchi e Leo Jaime foram alguns nomes que participaram da apresentação.

Relembre o caso

Na noite do dia 3 de setembro, Rinaldo Oliveira Amaral, conhecido como Mingau, baixista da banda Ultraje a Rigor, foi alvo de uma tentativa de assalto em Paraty, no Rio de Janeiro. O músico foi baleado na cabeça durante o ataque e encontrado em estado grave.

O ataque ocorreu por volta das 23 horas, quando o baixista dirigia em alta velocidade próximo à Praça do Ovo, situada no bairro Ilha das Cobras. De acordo com informações da polícia, criminosos cercaram o veículo e efetuaram múltiplos disparos, atingindo o músico na cabeça.

A equipe médica do Hospital Municipal Hugo Miranda, onde Mingau inicialmente recebeu atendimento, relatou que o músico deu entrada com ferimento grave causado por um projétil de arma de fogo na cabeça. Posteriormente, ele foi transferido para o Hospital São Luiz do Itaim, em São Paulo, em uma aeronave com UTI fornecida pela empresa de táxi aéreo Air Jet.

Em entrevista coletiva realizada no dia 5 de setembro, logo após o ocorrido, os médicos responsáveis pelo caso informaram que a bala atingiu o lado esquerdo do cérebro do artista e atravessou o crânio.