18/12/2023 - 10:30
Os investimentos em plataformas de nuvem fazem parte da estratégia de qualquer grande empresa. Porém, muitas delas se mostram insatisfeitas em relação ao retorno obtido com esses investimentos. É o que mostra uma pesquisa feita pela HFS Research em parceria com a IBM Consulting. O estudo foi realizado com 510 líderes de tecnologia de empresas que estão entre as 2 mil maiores do mundo.
Entre os entrevistados, 95% declararam sentir ‘remorso do comprador ‘ – ou seja, arrependimento por gastar muito e ter retorno menor do que esperado – em relação a seus principais fornecedores de serviços de nuvem. O estudo aponta ainda que, embora a parte financeira seja uma preocupação, a maior frustração é com a dificuldade em mudar de fornecedor.
Entre os líderes que se disseram arrependidos, 34% se queixam de que os contratos com os fornecedores impõem altos custos para mudança no caso de troca para outro provedor, ou para remover dados e aplicações da plataforma contratada (efeito de lock-in). 29% disseram que os custos da migração para a nuvem foram maiores do que o previsto.
A HFS alerta que os grandes provedores de nuvem – conhecidos como hyperscalers – devem se adaptar aos novos tempos, já que “o efeito de lock-in pode desacelerar ou até mesmo bloquear os projetos de transformação digital dos clientes“. O estudo aponta ainda que os fornecedores devem mudar para um modelo de ecossistema aberto e parceria, sem tentativas de “trancar” os clientes em suas plataformas.