Na noite de segunda-feira, 11, a conta oficial no X (antigo Twitter) da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, foi invadida por hackers – que usaram palavras de baixo calão, fizeram graves acusações e marcações dos perfis da Polícia Federal, de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro da Justiça, Flávio Dino.
Os possíveis hackers ainda atacaram o ministro do STF Alexandre de Moraes e insinuaram que Janja teria traído o presidente Lula (PT) com o jogador Neymar.
A Secretaria de Comunicação Social do Governo informou que somente a conta de Janja no X foi invadida. Os perfis nas demais plataformas permanecem controladas pela primeira-dama.
Janja se pronuncia
Na manhã desta terça-feira, 12, Janja divulgou uma nota sobre o ataque hacker que atingiu a conta dela no “X” (antigo Twitter). Leia abaixo na íntegra!
“Na noite de ontem, os ataques de ódio e o desrespeito que eu sofro diariamente chegaram a outro patamar. Minha conta do X foi hackeada e, por minutos intermináveis, foram publicadas mensagens misóginas e violentas contra mim. Posts machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei”, escreveu Janja.
Mas a realidade é que a internet é um espaço potente para o bem e para o mal. E é comprovado que nós, mulheres, somos as que mais sofrem com os ataques de ódio aqui nas redes. O que eu sofri ontem é o que muitas mulheres sofrem diariamente. Milhares de mulheres perdem ou até tiram a própria vida a partir de ataques como o que sofri na noite de ontem.
O ódio, a intolerância e a misoginia precisam ser combatidos e, os responsáveis, punidos”.
É possível localizar hacker que invadiu a rede social de Janja?
A IstoÉ Gente conversou com Alexandre Pinto, CEO da Diferenciall Tecnologia & Consultoria e Especialista em Tecnologia e Sistemas de Informação pela UFF, que diz se é possível localizar hacker que invadiu rede social de Janja e faz alguns alertas importantes. Confira!
Ter a conta de uma rede social invadida vem sendo cada vez mais frequente e, caso você a utilize também para fins profissionais, o prejuízo pode ser bem grande, afetando, inclusive, a sua vida financeira. Isso se deve a falta de cuidados mínimos com a segurança da informação. Existem atitudes simples que podem reduzir os riscos de ter a rede social hackeada, são elas:
- Por exemplo, utilizar senhas combinando letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais como @ $ ! etc.
- Fazer uso de um segundo fator de autenticação, como a confirmação por SMS, aumenta significativamente a segurança.
- Atualizar o celular e os aplicativos utilizados também é bastante importante.
“É possível identificar o hacker, mas a complexidade pode ser bem grande dependendo dos conhecimentos do respectivo hacker e dos recursos que ele dispõe. Mesmo profissionais com grande experiência em Segurança da Informação podem levar bastante tempo para identificar e, em alguns casos, isso pode nem valer a pena, tendo em vista o custo e tempo envolvido na operação”, finaliza Alexandre Pinto.