De acordo com o mais recente relatório do instituto Gartner, os investimentos globais em serviços de nuvem devem crescer 20,4%, atingindo um total de US$ 678,8 bilhões em 2024, em comparação com US$ 563,6 bilhões em 2023. Boa parte deste crescimento deve vir de mais investimentos em aplicações de Inteligência Artificial.

“Organizações que implementam serviços de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) buscarão a nuvem pública, dada a escala da infraestrutura necessária. No entanto, para implantar o GenAI de maneira eficaz, essas organizações exigirão que os provedores de nuvem abordem questões não técnicas relacionadas a custo, economia, soberania, privacidade e sustentabilidade. Os grandes fornecedores que atendam a essas necessidades poderão aproveitar uma oportunidade nova de receita à medida que a adoção do GenAI cresce”, disse em comunicado Sig Nag, vice-presidente de análises do Gartner.

Todos os segmentos do mercado de nuvem devem apresentar crescimento em 2024. A previsão é que a infraestrutura como serviço (IaaS) experimente o maior crescimento em 2024, com 26,6%, seguida pela plataforma como serviço (PaaS) com 21,5%.

Outra tendência chave que impulsiona os gastos em nuvem é o contínuo aumento das plataformas de nuvem específicas para setores da indústria. Essas plataformas combinando serviços de SaaS, PaaS e IaaS em uma oferta específica para setores como indústrias agrícolas e farmacêuticas. O Gartner prevê que, até 2027, mais de 70% das grandes companhias usarão plataformas de nuvem de indústria para acelerar suas iniciativas comerciais, em comparação com menos de 15% em 2023.