Uma nova lista para que estrangeiros deixem a Faixa de Gaza foi divulgada nesta quartafeira (8), pelas autoridades. Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, mais uma vez o grupo de 34 brasileiros ficou de fora.
Esta é a sexta lista com nomes de estrangeiros. Nesta nova relação, 601 pessoas foram autorizadas a deixar a região. Na sexta-feira (3), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o chanceler de Israel garantiu que os brasileiros seriam autorizados a sair da Faixa de Gaza até esta quarta-feira.
Quando forem autorizados a deixarem o enclave, os brasileiros serão encaminhados para o Egito, onde devem embarcar em um avião da FAB com destino ao Brasil.
Na sexta leva de permissões, segundo o embaixador brasileiro na Cisjordânia, Alessandro Candeas, foram favorecidos a Ucrânia (228 pessoas), Filipinas (107), Estados Unidos (100), Alemanha (75), Romênia (51) e Canadá (40).
Os refugiados brasileiros estão em dois grupos, um de 18 em Rafah e outro, de 16, em Khan Yunis, a 10 km de lá. Eles relatam dificuldades diárias para viver, e os bombardeios de Israel seguem constantes nas cidades.