A infraestrutura em nuvem é a área com maior urgência de implementação entre grandes empresas no Brasil. É o que aponta um estudo realizado pelo IDC a pedido do Google Cloud. A nuvem foi citada por 48% dos entrevistados com a tecnologia prioritária para implementação, seguida por IA e Machine Learning (44%) e IA generativa (42%). O estudo foi realizado com 120 líderes de TI de grandes empresas do País.
O levantamento mostra ainda que, com o papel das lideranças de TI ganhando cada vez mais importância nas áreas de negócios, 82% desses profissionais se sentem pressionados a implementar ou utilizar novas tecnologias na empresa, e 62% participam ativamente das tomadas de decisões estratégicas de outras áreas.
“Com o crescimento da necessidade das empresas de avançar na digitalização, os CTIOs estão cada vez mais envolvidos nas tomadas de decisão estratégicas das empresas”, explica Anderson Gaspar, Diretor de Vendas para o segmento Nativas Digitais do Google Cloud no Brasil. “Nesse sentido, a nuvem aparece como a tecnologia primordial para conduzir as organizações nessa jornada digital e habilitar a adoção de novas tecnologias, como a IA generativa”, diz.
A pesquisa revela ainda que 94% das empresas adotam a nuvem como parte da infraestrutura de TI, e a expectativa dos entrevistados é de que que 52% vão manter e 36% vão aumentar o investimento nessa área de 2023 para 2024.