PI: macaco que ‘sequestrava’ filhotes de gato e cachorro é capturado em Picos

Reprodução das Redes Sociais
Após a captura, o macaco Chico foi enviado para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), lugar em que passará por uma avaliação Foto: Reprodução das Redes Sociais

Um macaco foi capturado pela Secretaria do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos da cidade de Picos no Piauí, em parceria com o Ibama, na quarta-feira, 20. O animal, apelidado de Chico, estava levando filhotes de gato e de cachorro para o topo de árvores, gerando perigo para a população e para outros animais. Chico teria ocasionado lesões nos pets dos moradores.

+ PA: homem morre engasgado após furtar presunto em supermercado

Resumo:

  • Animal foi visto em vídeos “sequestrando” animais domésticos de moradores de Picos, no Piauí;
  • Ibama afirmou que macaco trazia riscos aos moradores;
  • Após captura, espécime foi enviado para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), onde passará por avaliação para voltar à natureza.

De acordo com moradores locais, essa situação acontece há pelo menos dois anos. Em vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver o animal carregando outros filhotes para cima de árvores e também subindo em cachorros de maior porte.

Após a captura, o macaco Chico foi enviado para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), lugar em que passará por uma avaliação. O animal teria passado por um processo de domesticação e posteriormente foi abandonado, o que torna a reabilitação do macaco possível, se feita por especialistas.

Em nota à ISTOÉ, o Ibama afirmou que o macaco foi criado ilegalmente em cativeiro e estava na cidade há pelo menos dois anos, sendo alimentado por moradores da localidade. O instituto também destacou que o convívio com esse animal pode trazer risco à saúde pública e aos animais domésticos.

“Em virtude desta aproximação, todos correm o risco de transmitir graves doenças como raiva, do macaco para o homem, cão, gato, doença que teve a morte de pessoas registrada no Piauí, na região de Pio IX, em 2014”, complementou a instituição.