São paisagens majestosas, cores vibrantes e detalhes intrincados, abraçando uma visão periférica. É a arte de poder congelar um momento em uma única imagem panorâmica, transmitindo a grandeza e a imensidão do cenário aos olhos de quem a contempla. O Pano Awards é um dos concursos mais renomados no campo da fotografia panorâmica e atrai participantes de todo o mundo. E não é pra menos. As fotografias, que competem em várias categorias – como paisagens naturais, arquitetura, viagens – são uma celebração da arte que transcende fronteiras geográficas e culturais.
O objetivo do prêmio é reconhecer a excelência e a criatividade dos fotógrafos que trabalham nesse gênero, com prêmios como exposição das fotografias vencedoras, publicação em catálogos e prêmios em dinheiro de até 50 mil dólares.
Cada foto concorrente é uma expressão única da visão do fotógrafo, carregada de significado e narrativa. Elas contam histórias de lugares distantes, culturas diversas e momentos preciosos. São instantâneos que capturam a essência de um instante fugaz, eternizando-o em uma obra de arte duradoura. Sim, é uma viagem por foto que desperta a imaginação e nos transporta para além das fronteiras já conhecidas. Separei as 10 melhores vencedoras do prêmio 2022 (boa viagem!) e o endereço do site abaixo para as inscrições que ainda estão abertas para o prêmio deste ano.
1. The Vein – Xinjiang – China – Jinyi He
“Eu viajei para Xinjiang no ano passado e tirei esta foto no Dushanzi Grand Canyon, uma maravilha geológica. Por dezenas de milhões de anos, a água da neve derretida da geleira Tianshan formou esta paisagem natural sob o movimento da crosta terrestre e a erosão do vento e da chuva. ‘The Vein’ é costurado por 40 fotos. Eu operei meu drone para capturar essas fotos de vista aérea de 90 graus em 40 pontos apropriados (5 linhas e 8 colunas) do cânion para obter esta foto”.
2. Cavernas – Martin Broen – EUA
“Muito além do alcance da luz do sol, o sistema de cavernas se estende por milhares de quilômetros oferecendo experiências únicas a quem se atreve a explorar. ”
3. Poison River – Juan Lopez Ruis – Espanha
“Esta é uma vista aérea dos arredores da mina Riotinto, Huelva, Espanha. Este é um reservatório próximo à mina onde todos os rejeitos da mina se acumulam, é uma área de concentração de sulfetos maciços polimetálicos onde são extraídos cobre, chumbo e zinco, além de ouro e prata, o que contribui para uma grande variedade de texturas e cores em constante mudança, isso o torna um lugar único e perfeito para a fotografia aérea.”
4. Xinjiang – China – Jinyi He
Maio é a estação de floração em Xinjiang. Antes do amanhecer, um pastor local nos trouxe a este paraíso. Depois de montar meu tripé, fiquei esperando o vento parar e o sol nascer. Quando a cor do céu ficou roxa e as montanhas nevadas foram ficando cada vez mais brilhantes, comecei a capturar essa bela paisagem com 48 fotos para criar este trabalho.
5. Juan Lopez Ruis – EUA
Uma paisagem rochosa em Utah, EUA. Vista aérea.
6. Luis Manuel Vilarino Lopez – Islândia
Geldingadalir, o vulcão mais jovem da Islândia, ejeta rios de lava pela lateral
7. Peter Harrison – Austrália
O litoral encontra o mar em Thirsty Sound, Queensland, Austrália.
8. Elliot McGucken – EUA
As dunas e o deserto do Vale da Morte do Death Valley National Park – Nevada – EUA.
9. Nickolas Warner – Arábia Saudita
Stone City, enquanto ele acampava ao norte da Arábia Saudita.
10. Juan Lopez Ruis – EUA
Uma paisagem rochosa em Utah, EUA. Vista aérea.
Para ver a galeria completa e inscrição :
https://thepanoawards.com/2022-winners-gallery/